sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Em 2013 – Um ano de estudos sobre as políticas públicas para a Educação infanti


Legislação e avaliação institucional


A Educação Infantil retomou as discussões sobre processos e instrumentos de avaliação. Dessa vez a Avaliação Institucional tendo como instrumento os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil (INDIQUE). Após os estudos a rede foi orientada a realizar a proposta em instituições de Educação Infantil. E a partir disso elaborar seus planos de ações e metas institucionais. E repensar a organização dos PPPs. Ação instigante!



No campo da Legislação, foi realizado o estudo da Lei 12.796 de 04 de Abril de 2013, que “Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências”. E a Emenda nº 059/2009 no Art. 208, I – “educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria;”. Foram destaques importantes trazidos para que as profissionais da educação Infantil estivessem informadas. Para esta formação contamos com a honrosa presença e orientações da professora Telma Mascate. Que com brilhantes explicações, orientou o grupo, desde as reflexões sobre os marcos legais, até as minúcias do preenchimento dos Diários de classe.


Avaliação da aprendizagem: Termos usados nos relatórios pedagógicos

Outro estudo realizado foi sobre Relatórios Pedagógicos nos termos: Cognitivo, afetivo, motores e lingüísticos, para tratar do desenvolvimento das crianças. Quais termos que o profissional em Pedagogia deve utilizar? Aqueles que são do campo da linguagem técnica e pedagógica. Quais termos não devem usar? Aqueles que fazem parte da linguagem técnica de outros profissionais. Por exemplo, jamais um professor, atuando enquanto Pedagogo deve em seus relatórios, dizer que a criança é hiperativa. Este é um termo, utilizado por outro profissional, após os devidos testes e diagnósticos específicos da Psicologia e da Psicopedagoga.   Qual a função desse relatório para a família e para a escola? A partir de que as professoras devem fazer estes registros? Situações vivenciadas; falas das crianças; fotografias das vivências; vídeos das experiências, relato dos familiares; analises das atividades e das expressividades das crianças, etc.


Rede de experiências da Educação do Campo


Ainda neste ano foi realizada a primeira Rede de experiências com Coordenadores e Professoras da Educação Infantil do Campo. As professoras apresentaram a funcionalidade e a cultura dos jogos de cada localidade. Momento riquíssimo de trocas e análises, que proporcionaram aos participantes fontes de investigação e possibilidades para suas práticas docentes. 



Recebendo os professores da Educação do Campo na jornada pedagógica



Outra experiência muito instigante na formação para professoras, foi o

Mine Curso Teatro e Educação na Infância: Jogo Dramático Infantil.

 


        

Essa proposta surgiu da necessidade de ampliação de habilidades artísticas na prática pedagógica e busca envolver os profissionais docentes da Educação Infantil, considerando seus conhecimentos e práticas enquanto atuantes neste segmento a partir da iniciação de processos investigativos das próprias habilidades e expressão criativa através dos jogos dramáticos e teatrais a serem realizados neste mine curso. Propomos também aos profissionais, a reflexão e reconhecimento sobre as próprias potencialidades artísticas. 


Com a finalidade de que estes possam através dos seus planejamentos e práticas pedagógicas envolver as crianças na expressão das múltiplas linguagens considerando e respeitando as suas capacidades e habilidades, estimulando-as através dos jogos dramáticos infantis. Percebendo-os como seres potencialmente criativos e que apresentam múltiplas inteligências.






A fundamentação dessa proposta segue a linha teórica das Inteligências Múltiplas discutidas por Gardner. Focalizou as contribuições de Peter Slide e Lílian Dória, observando os conceitos sobre Jogo Dramático Infantil. Propõe algumas sugestões de jogos de Olga Reverbel e levando em consideração as Orientações Municipais, ou seja, as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil.  Tendo como meta: 

-Conhecimento dos conceitos teóricos e metodológicos para a ação educativa através do jogo dramático infantil;

-Estimulo do potencial criativo nas profissionais docentes da Educação Infantil, para que continuem construindo personagens, realizem apresentações teatrais para as crianças apreciarem;

-Formação e Motivação para que promovam o estimulo da expressividade criativa das crianças nutrindo as expressões de jogo dramático infantil.

Veja mais registros fotográficos, clicando no link abaixo.

http://interagiraquieagora.blogspot.com/2014/02/teatro-e-educacao-na-infancia-jogos.html


Compartilhando Diversão e Descobertas


Compartilhando Diversão e Descobertas é produto de uma ação inicial de processo investigativo que os (as) professores (as) juntamente com as crianças compartilham conosco. E como todo processo de aprendizagem está sujeito a novas pesquisas, descobertas, fases de maturação e evoluções contínuas.

Veja a Coletânea na íntegra, clicando no link abaixo

http://interagiraquieagora.blogspot.com/2014/02/compartilhando-diversao-e-descobertas.html

 

Formações pela ProInfância


 

Ainda em 2013...

Passamos a participar das Formações pela ProInfância. Sonhando com a inauguração de três CEMEIs aqui em Itaberaba. Imaginem!!!





http://interagiraquieagora.blogspot.com/2013/03/baixa-grande-e-um-dos-polos-que-sedia_23.html


Aconteceu na Bahia! O 1º Encontro Estadual de Educação Infantil e nós representamos Itaberaba.

http://interagiraquieagora.blogspot.com/2013/04/1-encontro-estadual-do-proinfancia-no.html


Projeto "DE CONTO EM CONTO LEIO  E RECONTO..."

A Biblioteca Municipal promoveu contação de histórias para as crianças das Creches. Projeto "DE CONTO EM CONTO LEIO  E RECONTO..." que está sendo desenvolvido na Biblioteca Municipal Antônio Dias de Andrade, para crianças das Creches e Pré Escolas da Rede Municipal de Educação.



http://interagiraquieagora.blogspot.com/2013/10/contacao-de-historia-na-biblioteca.html


Aconteceu em Itaberaba! A II Conferência Municipal de Educação. E você participou? Nós da Educação Infantil, estávamos lá, discutindo as metas. 

http://interagiraquieagora.blogspot.com/2013/05/ii-conferencia-municipal-de-educacao_14.html


II Caminha Ecológica!

II Caminha Ecológica! Uma Ação Intersetorial junto à Secretaria Municipal de Educação por meio das ações do II Projeto Institucional mobilizou toda a sua Rede de ensino para realização. E as nossas profissionais e crianças Educação Infantil estavam lá, na frente da creche fazendo blits, nas ruas ou nas visitas fazendo panfletagem, mobilizando a comunidade!

Confira alguns registros, clicando no link abaixo:

http://interagiraquieagora.blogspot.com/2013/06/caminhada-ecologica-uma-das-acoes-do-ii.html


Fontes:

Lei 12.796 de 04 de Abril de 2013

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12796.htm#:~:text=LEI%20N%C2%BA%2012.796%2C%20DE%204%20DE%20ABRIL%20DE%202013.&text=Altera%20a%20Lei%20n%C2%BA%209.394,educa%C3%A7%C3%A3o%20e%20dar%20outras%20provid%C3%AAncias.

Emenda Constitucional 59/2009

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=1839-pec-dru-121109-pdf&category_slug=novembro-2009-pdf&Itemid=30192

Blog Cultura Educação & Inter@tividade na Infância

 

 

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