Inauguração dos três CEMEIs
A tão esperada ação da SMED para a entrega à Educação Infantil dos três CEMEIs. Finalmente as inaugurações ocorreram. Novos espaços e novas experiências para serem vivenciadas pelas equipes e pelas crianças. Ano em que as técnicas Deise e Midiã assumiram a pasta da Educação Infantil.
Formações para professores
Encontro formativo com professoras da Ed. Infantil – Tarja Branca e a relação do brincar e currículo para crianças de 0 a 3 anos.
Foi iniciada a reserva técnica / Carga horária de Atividade complementar (AC). Um desafio para a agenda do Coordenador pedagógico e possibilidades para a agenda docente. Em 2015 ocorreu o desenho inicial da AC com 4h para professores. Assim surgiram as nomenclaturas professores regentes 1 e professores regentes 2, este últimos assumem as turmas quando o regente 1 está em horário de AC. Esta organização impactou nas ações da Educação Infantil, e nas demais etapas de ensino, especialmente nas práticas docentes. Ampliando os conceitos e práticas durante as reuniões de ACs. Algo que as professoras de Educação Infantil necessitavam muito. Devido o planejamento e a elaboração de todas a minucias para o atendimento durante as aulas / Experiências e descobertas com as turmas, expandiu-se o uso do tempo para as demais atividades das atribuições docentes, quanto aos registros e organização do trabalho pedagógico.
Orientações didático metodológicas em rede
As orientações do Setor pedagógico da SMED para a elaboração e desenvolvimento dos projetos didático metodológico eram feita com base nos Projetos institucionais: I Unidade: Itaberaba, meu lugar de brincar; II Unidade: Chuá, chuá, chuá... Água de beber...; III Unidade: Evolução da Educação e IV Unidade: Diversidade e musicalidade. A partir destes projetos institucionais, as equipes pedagógica poderiam reelaborar seus projetos alinhando à estes, os recortes de pesquisas e estudos conforme as curiosidades e necessidades das turmas.
Seminário de práticas da Educação Infantil
Ocorreu em 2015 o I Seminário de práticas da Educação Infantil, em que as professoras apresentaram ações exitosas desenvolvidas junto às suas turmas. (Infelizmente vou ficar devendo os registros fotográficos).
Estas foram as experiências de 2015!! Simples e muito profundas, que impactaram significativamente as ações e resultados na rede de ensino, especialmente para a organização do trabalho pedagógico.
Grande abraço! E dando continuidade ao registro da história que está nas palmas das mão de cada um de nós! Confiram as próximas postagens sobre Educação Infantil em 2016!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Agradecemos pela sua visita aqui no blog!!