Creche M. Chapeuzinho Vermelho


                             
Fundada no dia 18 de maio do ano de 1992.

A CRECHE CHAPEUZINHO VERMELHO na gestão do Prefeito desta cidade de Itaberaba o senhor Josenildo Miguel de Brito. O nome da creche partiu da iniciativa coletiva, onde a equipe escolar buscou um nome alusivo ao imaginário infantil. Inicialmente esta Instituição atendia 120 crianças, com seis salas de aula, aos cuidados de seis auxiliares de classe. No início do ano de 2017, passou a atender 146 crianças sendo quatro turmas de maternal turno Integral, e duas turmas da pré-Escola I e II Período turno Parcial. Em 2018 foi desativado a brinquedoteca da creche para funcionamento de mais uma sala de aula, maternal  F grupo 3  totalizando assim, sete salas.

Até o ano de 2005, a Creche teve nove diretoras, fato que implica a grande rotatividade de 3 diretoras da Instituição. Do início do ano letivo de 2005 até o encerramento do mesmo a Creche Chapeuzinho Vermelho foi conduzida pela diretora Edjelma Dias Pereira Suzart, o ano letivo de 2006 até 2007 foi com a gestão da diretora Escolar Mércia Gleide Souza de Lima. Iniciando o ano 2008, tomou posse a diretora Elenilda dos Santos Gomes, ficando até o termino do ano letivo. A partir do início do ano de 2009, tomou posse a Senhora Marilene G. de Oliveira Rios (gestão do ex-prefeito Sólon Ribeiro), ficando até metade do ano. Em 06 de agosto de 2009 tomou Posse a nova diretora senhora Lucileide dos Santos Santana Ferreira. E em 2010 foi designada para ser a nova diretora a senhora Heliene Bello Dultra ficando até dezembro de 2011. De janeiro de 2012 até os dias atuais  a professora Marlene Santana dos Santos está diretora da Instituição.

·         DIAGNÓSTICO DA ESCOLA E DA REALIDADE CONTEXTUAL

A unidade escolar está localizada no bairro Jardim das Palmeiras, próxima a Escola Tancredo Neves. O bairro é localizado na periferia da cidade, as ruas na sua grande maioria são calçadas. A Creche atende crianças do bairro e adjacentes, como Pé do Monte, Primavera, Sem Teto, Alameda das Umburanas e outros bairros. No entanto as crianças frequentadoras da Creche são pertencentes com poder aquisitivo baixo, as residências são de pequeno porte e o bairro conta ainda com pequenos estabelecimentos comerciais como: supermercado, salão de beleza, oficina mecânica e igrejas Evangélicas.
A Creche no momento está atendendo 110 crianças, distribuídas em 5 turmas de maternal- A, B, C, D, E crianças de 2 e 3 anos de idade. As maioria das famílias são dependentes do Programa do Governo Federal “Bolsa Família”, outras, trabalham no comércio da cidade, outras em casa de família, moto boy, dentre outras funções.
A rapidez com as mudanças ocorrem no mundo decorrente da globalização e das extraordinárias realizações no campo cientifico e tecnológico nos revela um quadro de múltiplos desafios. Estamos inseridos num novo modelo de sociedade onde somos impelidos, a todo instante a vivenciar crises de valores e ideologias políticas, socais e culturais, além dos consequentes surgimentos de guerras, terrorismo e violências que assolam a humanidade.
É nesse contexto que devemos lutar pelos nossos ideais de vida, na busca incessante de uma sociedade mais justa e solitária. Estamos certos de que é pela vivencia da cidadania e do respeito ao outro que tomamos consciência do nosso papel.
Construir uma proposta pedagógica para as crianças atendidas na Creche implica em conhecimento prévio da realidade em que estão inseridas e do meio social em que vivem.  A Creche é um dos ambientes de desenvolvimento da criança, também o mais significativo. No entanto, ela não pode ser entendida como instituição substituta da família, mas como ambiente socializado diferente do familiar. Nela se dá o cuidado e a educação de crianças pequenas que ai vivem, convivem, exploram e conhecem, construindo uma visão de mundo e de si mesmas como sujeitos de direitosPensando na responsabilidade que temos diante da sociedade e dos indivíduos que estão sob os nossos cuidados é que elaboramos a nosso proposta de ação educativa com a intenção de sermos e formamos agentes de transformação visando o bem - estar da sociedade.
Nossa comunidade escolar é formada por filhos de pais desempregados, na maioria pertencente à Classe baixa moradores da zona urbana periférica, muito deles sem escolaridade, com difícil acesso aos bens de consumo. O corpo de trabalho da creche é formado por servidores da Prefeitura. Na maioria contratados, alguns efetivos não tem nível superior.
Enfim a equipe da creche busca promover o desenvolvimento pleno do ser humano nas suas mais diversas competências nos primeiros anos de vida, a chamada primeira infância. Aqui começa nosso trabalho, percebendo a necessidades de apoiar e incentivara habilidades e os valores inerentes a criança pequena a, respeitando sempre sua individualidade.
1     
          DADOS DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR:

Creche Municipal Chapeuzinho Vermelho
Rua 8, n° 157  Bairro, Jardim das Palmeiras
CEP 46880-000  - Itaberaba-BA
Telefone: (75) 3251-7643
E-mail:crechechapeuzinhovermelho2012@yahoo.com.br

Localização: Zona Urbana
Turno de funcionamento: Integral 
Nível de Ensino da Educação Básica: Educação Infantil (Creche e pré-escola até 2016). A partir de 2017 passou a atender só Creche (2 e 3 anos).




VISÃO DE EDUCAÇÃO:

Segundo a LDB/96, a Educação Infantil foi definida como a primeira etapa da educação Básica assim, as instituições que se propõem a trabalhar com esse Nível Educacional d acordo com as diretrizes Curriculares Nacionais para e educação/2009, são hoje consideradas instituições educativas de caráter não doméstico, que tem o papel social de Cuidar de crianças de 0 a 5 anos e de educa-las, de modo intencional. Portanto é importante explicitar o significado de Cuidar e Educar em uma instituição de Educação infantil (creche).
Desta forma o termo “Cuidar” trazia ideia de preservação da vida, de atenção, de Acolhimento, envolvendo uma relação afetiva e de proteção. Cumpre o papel de propiciar ao outro bem- estar, segurança, saúde e higiene.
Já o termo “Educar” tem a conotação de orientar, Ensinar, possibilitar que outro se aproprie de conhecimento e valores que favoreçam seu crescimento pessoa. A integração e a transformação do seu meio físico e Social.
É importante destacar que em qualquer situação e em qualquer nível de ensino, o ato de educação deve estar associado ao ato de cuidar, principalmente quando estamos nos referindo a criança pequenas esses dois termos são tratados de forma indissociável.
Dessa maneira, é compromisso da creche Chapeuzinho Vermelho, como também seu papel cuidar e educar para possibilitar que as crianças vivenciem experiências diversas por meio das quais tragam  conhecimentos e ampliem seus saberes e aprendam determinados conhecimentos, procedimentos e valores da cultura, adequando a pratica pedagógica às necessidades específicas e as possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem delas, enfim que se desenvolvam na sua integralidade, tanto no aspecto cognitivos, quanto afetivos, físicos, sociais, éticos e estéticas, contribuindo com a sua formação.

VALORES:
 
Ética;
Honestidade;
Solidariedade;   
Respeito;

Justiça;
Compromisso;
Criatividade;
Responsabilidade Social
Compreensão;
Respeito à integridade física e moral da criança;

VISÃO DE FUTURO:
Temos como missão primar pela educação de qualidade considerando os aspectos individuais de cada aluno e deu ritmo de aprendizagem. Para tanto, utilizamos diversas estratégias com aulas atrativas e dinâmicas em um ambiente saudável e propicio à aprendizagem, objetivando a Creche Chapeuzinho Vermelho ao definir seus objetivos futuros coloca em primeiro lugar a manutenção da essência dos seus princípios, ou seja, o profissionalismo, traduzindo em qualidades, confiança, inovação e principalmente respeito à individualidade, e assim deseja expandir no médio prazo seus serviços educacionais principalmente aumentando a oferta de vagas, e se tornar conhecida e reconhecida como uma creche de excelente qualidade de ensino.

MISSÃO DA CRECHE:

Assim, nossa missão busca servir crianças de dois a três anos de idade, em período integral, atendendo suas necessidades básicas educacionais e afetivas com qualidade, inserindo toda comunidade escolar, tornando-a participativa e atuante na gestão democrática e no processo de desenvolvimento do educando.
No decorrer do processo de ensino aprendizagem a criança irá perceber como a sociedade é organizada e como deve se comportar na mesma. Uma vez que ela está inserida nela, além de se comportar dentro de um ambiente formal e as diferenças de seu ambiente familiar.
Nesse sentido, significa compreender a especificidade da instituição que deveria ter na qualidade do atendimento à criança de 3 anos o foco de seu trabalho articulando o contexto sociocultural com as concepções de educar cuidar, de aprendizagem e desenvolvimento, de infância e de criança.
Para cumprir essa finalidade definimos objetivos ao desenvolvimento e a aprendizagem das crianças respeitando a integridade desse processo a ser desenvolvida, fornecendo elementos para o planejamento e para a concretização da proposta a dialogar com sua finalidade.
Tendo em vista o cumprimento das funções sociopolítica e pedagógica da Educação infantil, definem o cuidar e educar crianças de 3 anos como finalidade dessa primeira etapa.



***



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Agradecemos pela sua visita aqui no blog!!