Fundada
no dia 18 de maio do ano de 1992.
A CRECHE
CHAPEUZINHO VERMELHO na gestão do Prefeito desta cidade de Itaberaba o
senhor Josenildo Miguel de Brito. O nome da creche partiu da iniciativa
coletiva, onde a equipe escolar buscou um nome alusivo ao imaginário infantil.
Inicialmente esta Instituição atendia 120 crianças, com seis salas de aula, aos
cuidados de seis auxiliares de classe. No início do ano de 2017, passou a
atender 146 crianças sendo quatro turmas de maternal turno Integral, e duas
turmas da pré-Escola I e II Período turno Parcial. Em 2018 foi desativado a
brinquedoteca da creche para funcionamento de mais uma sala de aula,
maternal F grupo 3 totalizando assim, sete salas.
Até
o ano de 2005, a Creche teve nove diretoras, fato que implica a grande
rotatividade de 3 diretoras da Instituição. Do início do ano letivo de 2005 até
o encerramento do mesmo a Creche Chapeuzinho Vermelho foi conduzida pela
diretora Edjelma Dias Pereira Suzart, o ano letivo de 2006 até 2007 foi com a
gestão da diretora Escolar Mércia Gleide Souza de Lima. Iniciando o ano 2008,
tomou posse a diretora Elenilda dos Santos Gomes, ficando até o termino do ano
letivo. A partir do início do ano de 2009, tomou posse a Senhora Marilene G. de
Oliveira Rios (gestão do ex-prefeito Sólon Ribeiro), ficando até metade do ano.
Em 06 de agosto de 2009 tomou Posse a nova diretora senhora Lucileide dos
Santos Santana Ferreira. E em 2010 foi designada para ser a nova diretora a
senhora Heliene Bello Dultra ficando até dezembro de 2011. De janeiro de 2012
até os dias atuais a professora Marlene
Santana dos Santos está diretora da Instituição.
·
DIAGNÓSTICO DA ESCOLA E DA REALIDADE CONTEXTUAL
A
unidade escolar está localizada no bairro Jardim das Palmeiras, próxima a
Escola Tancredo Neves. O bairro é localizado na periferia da cidade, as ruas na
sua grande maioria são calçadas. A Creche atende crianças do bairro e
adjacentes, como Pé do Monte, Primavera, Sem Teto, Alameda das Umburanas e
outros bairros. No entanto as crianças frequentadoras da Creche são
pertencentes com poder aquisitivo baixo, as residências são de pequeno porte e
o bairro conta ainda com pequenos estabelecimentos comerciais como:
supermercado, salão de beleza, oficina mecânica e igrejas Evangélicas.
A
Creche no momento está atendendo 110 crianças, distribuídas em 5 turmas de
maternal- A, B, C, D, E crianças de 2 e 3 anos de idade. As maioria das
famílias são dependentes do Programa do Governo Federal “Bolsa Família”,
outras, trabalham no comércio da cidade, outras em casa de família, moto boy,
dentre outras funções.
A
rapidez com as mudanças ocorrem no mundo decorrente da globalização e das
extraordinárias realizações no campo cientifico e tecnológico nos revela um
quadro de múltiplos desafios. Estamos inseridos num novo modelo de sociedade
onde somos impelidos, a todo instante a vivenciar crises de valores e
ideologias políticas, socais e culturais, além dos consequentes surgimentos de
guerras, terrorismo e violências que assolam a humanidade.
É
nesse contexto que devemos lutar pelos nossos ideais de vida, na busca incessante
de uma sociedade mais justa e solitária. Estamos certos de que é pela vivencia
da cidadania e do respeito ao outro que tomamos consciência do nosso papel.
Construir
uma proposta pedagógica para as crianças atendidas na Creche implica em
conhecimento prévio da realidade em que estão inseridas e do meio social em que
vivem. A Creche é um dos ambientes de
desenvolvimento da criança, também o mais significativo. No entanto, ela não
pode ser entendida como instituição substituta da família, mas como ambiente
socializado diferente do familiar. Nela se dá o cuidado e a educação de
crianças pequenas que ai vivem, convivem, exploram e conhecem, construindo uma
visão de mundo e de si mesmas como sujeitos de direitosPensando
na responsabilidade que temos diante da sociedade e dos indivíduos que estão
sob os nossos cuidados é que elaboramos a nosso proposta de ação educativa com
a intenção de sermos e formamos agentes de transformação visando o bem - estar
da sociedade.
Nossa
comunidade escolar é formada por filhos de pais desempregados, na maioria
pertencente à Classe baixa moradores da zona urbana periférica, muito deles sem
escolaridade, com difícil acesso aos bens de consumo. O
corpo de trabalho da creche é formado por servidores da Prefeitura. Na maioria
contratados, alguns efetivos não tem nível superior.
Enfim a equipe da creche busca promover o desenvolvimento
pleno do ser humano nas suas mais diversas competências nos primeiros anos de
vida, a chamada primeira infância. Aqui começa nosso trabalho, percebendo a
necessidades de apoiar e incentivara habilidades e os valores inerentes a
criança pequena a, respeitando sempre sua individualidade.
1
DADOS
DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR:
Creche Municipal
Chapeuzinho Vermelho
Rua 8, n° 157 Bairro, Jardim das Palmeiras
CEP 46880-000 - Itaberaba-BA
Telefone: (75) 3251-7643
E-mail:crechechapeuzinhovermelho2012@yahoo.com.br
Localização: Zona Urbana
Turno de funcionamento: Integral
Nível de Ensino da Educação Básica: Educação Infantil (Creche e pré-escola até 2016). A partir de 2017 passou a atender só Creche (2 e 3 anos).
VALORES:
VISÃO DE EDUCAÇÃO:
Segundo a LDB/96, a Educação Infantil
foi definida como a primeira etapa da educação Básica assim, as instituições
que se propõem a trabalhar com esse Nível Educacional d acordo com as
diretrizes Curriculares Nacionais para e educação/2009, são hoje consideradas
instituições educativas de caráter não doméstico, que tem o papel social de
Cuidar de crianças de 0 a 5 anos e de educa-las, de modo intencional. Portanto é importante explicitar o
significado de Cuidar e Educar em uma instituição de Educação infantil
(creche).
Desta forma o termo “Cuidar” trazia ideia
de preservação da vida, de atenção, de Acolhimento, envolvendo uma relação
afetiva e de proteção. Cumpre o papel de propiciar ao outro bem- estar,
segurança, saúde e higiene.
Já o termo “Educar” tem a conotação de
orientar, Ensinar, possibilitar que outro se aproprie de conhecimento e valores
que favoreçam seu crescimento pessoa. A integração e a transformação do seu
meio físico e Social.
É
importante destacar que em qualquer situação e em qualquer nível de ensino, o
ato de educação deve estar associado ao ato de cuidar, principalmente quando
estamos nos referindo a criança pequenas esses dois termos são tratados de
forma indissociável.
Dessa
maneira, é compromisso da creche Chapeuzinho Vermelho, como também seu papel
cuidar e educar para possibilitar que as crianças vivenciem experiências
diversas por meio das quais tragam
conhecimentos e ampliem seus saberes e aprendam determinados
conhecimentos, procedimentos e valores da cultura, adequando a pratica
pedagógica às necessidades específicas e as possibilidades de desenvolvimento e
aprendizagem delas, enfim que se desenvolvam na sua integralidade, tanto no
aspecto cognitivos, quanto afetivos, físicos, sociais, éticos e estéticas,
contribuindo com a sua formação.
Ética;
Honestidade;
Solidariedade;
Respeito;
Justiça;
Compromisso;
Criatividade;
Responsabilidade
Social
Compreensão;
Respeito
à integridade física e moral da criança;
VISÃO DE FUTURO:
Temos
como missão primar pela educação de qualidade considerando os aspectos
individuais de cada aluno e deu ritmo de aprendizagem. Para tanto, utilizamos
diversas estratégias com aulas atrativas e dinâmicas em um ambiente saudável e
propicio à aprendizagem, objetivando a Creche Chapeuzinho Vermelho ao definir
seus objetivos futuros coloca em primeiro lugar a manutenção da essência dos
seus princípios, ou seja, o profissionalismo, traduzindo em qualidades,
confiança, inovação e principalmente respeito à individualidade, e assim deseja
expandir no médio prazo seus serviços educacionais principalmente aumentando a
oferta de vagas, e se tornar conhecida e reconhecida como uma creche de
excelente qualidade de ensino.
MISSÃO DA CRECHE:
Assim, nossa missão busca servir
crianças de dois a três anos de idade, em período integral, atendendo suas
necessidades básicas educacionais e afetivas com qualidade, inserindo toda
comunidade escolar, tornando-a participativa e atuante na gestão democrática e
no processo de desenvolvimento do educando.
No decorrer do processo de ensino
aprendizagem a criança irá perceber como a sociedade é organizada e como deve
se comportar na mesma. Uma vez que ela está inserida nela, além de se comportar
dentro de um ambiente formal e as diferenças de seu ambiente familiar.
Nesse
sentido, significa compreender a especificidade da instituição que deveria ter
na qualidade do atendimento à criança de 3 anos o foco de seu trabalho
articulando o contexto sociocultural com as concepções de educar cuidar, de
aprendizagem e desenvolvimento, de infância e de criança.
Para cumprir essa finalidade
definimos objetivos ao desenvolvimento e a aprendizagem das crianças
respeitando a integridade desse processo a ser desenvolvida, fornecendo
elementos para o planejamento e para a concretização da proposta a dialogar com
sua finalidade.
Tendo
em vista o cumprimento das funções sociopolítica e pedagógica da Educação
infantil, definem o cuidar e educar crianças de 3 anos como finalidade dessa
primeira etapa.
***
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