Ano de criação: 1991
Concepções teóricas:
A Creche Paraíso da Criança vem
desenvolvendo um espaço de vivencia ampla do conceito de infância, ou seja um
espaço estratégico para formação humana. De acordo com teorias estudadas a
infância é portadora de potencialidades que deve ser canalizada através da
mediação seja biologia, pedagógica, ambiental ou social. É certo que a criança
é um ser ativo se construído cognitivamente a partir de suas próprias
experiências com mundo e de seus fatores naturais e biológicos.
Por isso a concepção do trabalho
na Creche é de que dentro de um Espaço Educativo a Educação acontece em todas
as situações e em todos os momentos... Por isso deve haver intencionalidade em
todas as ações.
Proposta de ensino:
Uma vez que o processo de constituição de identidade é dinâmico, a mesma
está sempre num movimento de construção e reconstrução. A proposta
pedagógica desta creche tem entre seus objetivos a construção de autonomia,
reconhecimento de suas identidades e valorização das diferenças, relacionamento
com o meio natural e social, expressão de sentimentos e pensamentos através de
diferentes linguagens plásticas, simbólicas, musicais e corporais, o
desenvolvimento da imaginação e da curiosidade. As experiências vividas pelas
crianças na creche devem ser agradáveis, variadas e estimulantes para com a
linguagem corporal, oral e escrita.
Nesse processo, cabe aos educadores desta
unidade perceber as necessidades de nossas crianças, a fim de subsidiar, de
modo consistente, as decisões sobre as atividades desenvolvidas, o formato de
organização do espaço, do tempo e dos materiais, favorecendo uma aprendizagem
significativa e de qualidade, respeitando a individualidade da criança, além de
manter os cuidados diários, tais como: saúde, higiene, alimentação e, entre
outros, que propiciem o bem-estar das crianças, através da dedicação, carinho,
prazer, alegria, afetividade e vínculos desenvolvidos no ambiente escolar entre
educadores e crianças
Clientela atendida:
Crianças
de: 2 anos e 3 anos
Quantitativo de matrículas:
115 crianças matriculadas
Quadro profissional:
São 25
profissionais sendo: uma diretora, uma coordenadora, uma auxiliar administrativo,
cinco professoras regentes, dez
auxiliares de classe, uma cuidadora
de aluno com necessidade especial e seis
serviços gerais.
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