sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Em 2013 – Um ano de estudos sobre as políticas públicas para a Educação infanti


Legislação e avaliação institucional


A Educação Infantil retomou as discussões sobre processos e instrumentos de avaliação. Dessa vez a Avaliação Institucional tendo como instrumento os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil (INDIQUE). Após os estudos a rede foi orientada a realizar a proposta em instituições de Educação Infantil. E a partir disso elaborar seus planos de ações e metas institucionais. E repensar a organização dos PPPs. Ação instigante!



No campo da Legislação, foi realizado o estudo da Lei 12.796 de 04 de Abril de 2013, que “Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências”. E a Emenda nº 059/2009 no Art. 208, I – “educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria;”. Foram destaques importantes trazidos para que as profissionais da educação Infantil estivessem informadas. Para esta formação contamos com a honrosa presença e orientações da professora Telma Mascate. Que com brilhantes explicações, orientou o grupo, desde as reflexões sobre os marcos legais, até as minúcias do preenchimento dos Diários de classe.


Avaliação da aprendizagem: Termos usados nos relatórios pedagógicos

Outro estudo realizado foi sobre Relatórios Pedagógicos nos termos: Cognitivo, afetivo, motores e lingüísticos, para tratar do desenvolvimento das crianças. Quais termos que o profissional em Pedagogia deve utilizar? Aqueles que são do campo da linguagem técnica e pedagógica. Quais termos não devem usar? Aqueles que fazem parte da linguagem técnica de outros profissionais. Por exemplo, jamais um professor, atuando enquanto Pedagogo deve em seus relatórios, dizer que a criança é hiperativa. Este é um termo, utilizado por outro profissional, após os devidos testes e diagnósticos específicos da Psicologia e da Psicopedagoga.   Qual a função desse relatório para a família e para a escola? A partir de que as professoras devem fazer estes registros? Situações vivenciadas; falas das crianças; fotografias das vivências; vídeos das experiências, relato dos familiares; analises das atividades e das expressividades das crianças, etc.


Rede de experiências da Educação do Campo


Ainda neste ano foi realizada a primeira Rede de experiências com Coordenadores e Professoras da Educação Infantil do Campo. As professoras apresentaram a funcionalidade e a cultura dos jogos de cada localidade. Momento riquíssimo de trocas e análises, que proporcionaram aos participantes fontes de investigação e possibilidades para suas práticas docentes. 



Recebendo os professores da Educação do Campo na jornada pedagógica



Outra experiência muito instigante na formação para professoras, foi o

Mine Curso Teatro e Educação na Infância: Jogo Dramático Infantil.

 


        

Essa proposta surgiu da necessidade de ampliação de habilidades artísticas na prática pedagógica e busca envolver os profissionais docentes da Educação Infantil, considerando seus conhecimentos e práticas enquanto atuantes neste segmento a partir da iniciação de processos investigativos das próprias habilidades e expressão criativa através dos jogos dramáticos e teatrais a serem realizados neste mine curso. Propomos também aos profissionais, a reflexão e reconhecimento sobre as próprias potencialidades artísticas. 


Com a finalidade de que estes possam através dos seus planejamentos e práticas pedagógicas envolver as crianças na expressão das múltiplas linguagens considerando e respeitando as suas capacidades e habilidades, estimulando-as através dos jogos dramáticos infantis. Percebendo-os como seres potencialmente criativos e que apresentam múltiplas inteligências.






A fundamentação dessa proposta segue a linha teórica das Inteligências Múltiplas discutidas por Gardner. Focalizou as contribuições de Peter Slide e Lílian Dória, observando os conceitos sobre Jogo Dramático Infantil. Propõe algumas sugestões de jogos de Olga Reverbel e levando em consideração as Orientações Municipais, ou seja, as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil.  Tendo como meta: 

-Conhecimento dos conceitos teóricos e metodológicos para a ação educativa através do jogo dramático infantil;

-Estimulo do potencial criativo nas profissionais docentes da Educação Infantil, para que continuem construindo personagens, realizem apresentações teatrais para as crianças apreciarem;

-Formação e Motivação para que promovam o estimulo da expressividade criativa das crianças nutrindo as expressões de jogo dramático infantil.

Veja mais registros fotográficos, clicando no link abaixo.

http://interagiraquieagora.blogspot.com/2014/02/teatro-e-educacao-na-infancia-jogos.html


Compartilhando Diversão e Descobertas


Compartilhando Diversão e Descobertas é produto de uma ação inicial de processo investigativo que os (as) professores (as) juntamente com as crianças compartilham conosco. E como todo processo de aprendizagem está sujeito a novas pesquisas, descobertas, fases de maturação e evoluções contínuas.

Veja a Coletânea na íntegra, clicando no link abaixo

http://interagiraquieagora.blogspot.com/2014/02/compartilhando-diversao-e-descobertas.html

 

Formações pela ProInfância


 

Ainda em 2013...

Passamos a participar das Formações pela ProInfância. Sonhando com a inauguração de três CEMEIs aqui em Itaberaba. Imaginem!!!





http://interagiraquieagora.blogspot.com/2013/03/baixa-grande-e-um-dos-polos-que-sedia_23.html


Aconteceu na Bahia! O 1º Encontro Estadual de Educação Infantil e nós representamos Itaberaba.

http://interagiraquieagora.blogspot.com/2013/04/1-encontro-estadual-do-proinfancia-no.html


Projeto "DE CONTO EM CONTO LEIO  E RECONTO..."

A Biblioteca Municipal promoveu contação de histórias para as crianças das Creches. Projeto "DE CONTO EM CONTO LEIO  E RECONTO..." que está sendo desenvolvido na Biblioteca Municipal Antônio Dias de Andrade, para crianças das Creches e Pré Escolas da Rede Municipal de Educação.



http://interagiraquieagora.blogspot.com/2013/10/contacao-de-historia-na-biblioteca.html


Aconteceu em Itaberaba! A II Conferência Municipal de Educação. E você participou? Nós da Educação Infantil, estávamos lá, discutindo as metas. 

http://interagiraquieagora.blogspot.com/2013/05/ii-conferencia-municipal-de-educacao_14.html


II Caminha Ecológica!

II Caminha Ecológica! Uma Ação Intersetorial junto à Secretaria Municipal de Educação por meio das ações do II Projeto Institucional mobilizou toda a sua Rede de ensino para realização. E as nossas profissionais e crianças Educação Infantil estavam lá, na frente da creche fazendo blits, nas ruas ou nas visitas fazendo panfletagem, mobilizando a comunidade!

Confira alguns registros, clicando no link abaixo:

http://interagiraquieagora.blogspot.com/2013/06/caminhada-ecologica-uma-das-acoes-do-ii.html


Fontes:

Lei 12.796 de 04 de Abril de 2013

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12796.htm#:~:text=LEI%20N%C2%BA%2012.796%2C%20DE%204%20DE%20ABRIL%20DE%202013.&text=Altera%20a%20Lei%20n%C2%BA%209.394,educa%C3%A7%C3%A3o%20e%20dar%20outras%20provid%C3%AAncias.

Emenda Constitucional 59/2009

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=1839-pec-dru-121109-pdf&category_slug=novembro-2009-pdf&Itemid=30192

Blog Cultura Educação & Inter@tividade na Infância

 

 

sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Em 2012, o que estava acontecendo na Educação? E na Educação Infantil?

 


A Secretaria Municipal de Educação lançou o Projeto Arte Educação no centenário de Gonzagão, Projeto Mala Literária e estavam sendo organizadas as Orientações Curriculares Municipais para cada etapa de ensino da Educação Básica. Foi nesse cenário que eu (Claudinéia) cheguei para a Equipe de Educação Infantil, para atuar no Projeto Tanto canto, tanto conto! com contação de histórias.



Na Educação Infantil, as Técnicas Deise Mari Azevedo e Valéria Rocha realizavam encontros para estudos e inferências no documento que se constituiu em Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil no município de Itaberaba – Ba. Com a aprovação da Matriz Curricular para a Educação Infantil, contendo como componentes curriculares os Eixos de Conhecimentos: Artes Visuais; Música; Movimento; Identidade e Autonomia; Linguagem oral e escrita; Matemática e Natureza e Sociedade. Feitos com base nos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (RCNEI). Foi previamente organizado pelas Técnicas Pedagógicas contendo: Os objetivos gerais da Educação Infantil, Princípios norteadores para o trabalho na Educação Infantil, Princípios norteadores para a avaliação, Princípios norteadores para a exploração de cada componente curricular/Eixo de conhecimentos. Neste último princípio, foram organizados quadros:

 

Expectativas de aprendizagens de cada Eixo para o Maternal / Creches (crianças de três anos, que é a faixa etária que o nosso município atende);

  •     Orientações didáticas de cada Eixo de Conhecimento para o Maternal
  •     Expectativas de aprendizagens para o 1º e o 2º Períodos /Pré Escola (crianças de quatro e cinco anos);
  •     Orientações didáticas de cada Eixo de Conhecimento para o 1º e 2º Períodos / Pré Escola
  •    Os objetivos gerais da Educação Infantil, Princípios norteadores para o trabalho na Educação Infantil,

As orientações e estudo das Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil e da Resolução 05/2009 que fixa as Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil propostos pelas Técnicas Pedagógicas para todas as profissionais da Educação Infantil pautavam:

  •   Análises e inferências nas Diretrizes (documento que estava sendo organizado);
  •   Diálogos sobre o planejamento considerando a possibilidades de integração dos Eixos/ Componentes curriculares no planejamento;
  •   Desenvolvimento de atividades lúdicas e atividades sistematizadas (impressas); complexibilidade das atividades propostas que apresentam para o as turmas de cinco anos, em relação às turmas de quatro anos, embora tenham as mesmas expectativas de aprendizagens nas diretrizes;

·  


  Reflexões sobre o desenvolvimento de propostas didáticas considerando as Diretrizes Curriculares e a Matriz Curricular evitando o foco nas datas comemorativas.  “O foco deveria ser o desenvolvimento das crianças”.

Estes encontros para estudos e análises, fecharam o ciclo de organização das Diretrizes Curriculares, as quais passaram a ser o documento norteador para a organização curricular da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino em 2012. Com a organização do referido documento, alinhou-se com os indicadores de aprendizagem presentes no Diário de Classe já discutido em 2011.

Ainda em 2012, as Técnicas Pedagógicas, apresentaram para as profissionais da rede de ensino, o monitoramento técnico por meio de visitas de acompanhamento das ações pedagógicas, tendo como instrumentos de registros, fichas de observação sobre:

  •      A organização documental;
  •      Ações da Coordenação pedagógica;
  •      Gestão da aula e práticas docentes;
  •      Relação com as crianças.

As visitas de acompanhamento mostraram diversos indicadores para a organização de novas etapas de estudos. Algo muito positivo para as formações e alinhamento das práticas. Muitas temáticas foram percebidas. As Técnicas realizaram a escuta junto às Coordenadoras pedagógicas, para que indicassem as necessidades de formações, a partir daí projetaram novos ciclos de encontros formativos.

Os encontros formativos continuaram a ser realizados para as professoras e as coordenadoras pedagógicas em horário de serviço. Com a mesma organização de uma logística para que não suspendessem as aulas. De forma que, quando as professoras titulares das turmas estivessem na formação, as professoras auxiliares assumissem as turmas naquele turno. E vice-versa.


Oficina de Movimento e desenvolvimento psicomotor da criança

 


 


Para ver mais informações acesse os links abaixo:

I Oficina: Movimento e Desenvolvimento Psicomotor da Criança



Projeto  Tanto canto, tanto conto!

No segundo semestre de 2012, foi iniciada a proposta de contação de histórias com o Projeto Tanto canto, tanto conto! Foi executado em algumas instituições e depois foi redimensionado. Passou a ser Tanto corto, tanto colo. A ideia inicial que era formação sobre contação de histórias sendo realizada cada instituição escolar envolvendo os professores e a interação com crianças. Com a redimensionamento, passou a ser oficina para produzir recursos nomeada de Tanto corto, tanto colo!. Sendo realizada em espaços formativos, somente com os professores e coordenadores, sem a presença das crianças.




Projeto Tanto canto, tanto conto!

Para ver mais informações acesse o link abaixo:

Tanto Corto, Tanto Colo! Parte 1- Produção de Recurso de Apoio

Contação de Histórias e Vivências Lúdicas com bonecas Lis e Beijinho Doce



Oficinas de Produção de recursos de apoio pedagógico

Produções - Tanto Corto, tanto colo!

Oficina Tanto Corto, Tanto Colo! Parte 2 - Apreciação

   


Investigação e experimentação dos recursos




Exposição das produções


Para ver mais informações acesse o link abaixo:

Exposição das Produção


Ainda em 2012...

Aconteceu o I Show de Talento Infantil no auditório do INSME. Lindo de ver! Mas foi emocionante ver as crianças da Escola Aloísio Sampaio cantando o hino Nacional e o Hino de Itaberaba. Quem viu? Com certeza vai lembrar! 


Na próxima postagem... Não perca a odisseia de 2013! Até mais!



Claudinéia e Ana Claudia

Bjins no coração de tod@s vocês!!