Legislação e avaliação institucional
A Educação Infantil retomou as discussões sobre processos e instrumentos de avaliação. Dessa vez a Avaliação Institucional tendo como instrumento os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil (INDIQUE). Após os estudos a rede foi orientada a realizar a proposta em instituições de Educação Infantil. E a partir disso elaborar seus planos de ações e metas institucionais. E repensar a organização dos PPPs. Ação instigante!
No campo da Legislação, foi realizado o estudo da Lei 12.796 de 04 de Abril de 2013, que “Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências”. E a Emenda nº 059/2009 no Art. 208, I – “educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria;”. Foram destaques importantes trazidos para que as profissionais da educação Infantil estivessem informadas. Para esta formação contamos com a honrosa presença e orientações da professora Telma Mascate. Que com brilhantes explicações, orientou o grupo, desde as reflexões sobre os marcos legais, até as minúcias do preenchimento dos Diários de classe.
Avaliação da aprendizagem: Termos usados nos relatórios pedagógicos
Outro estudo realizado foi sobre Relatórios Pedagógicos nos termos: Cognitivo, afetivo, motores e lingüísticos, para tratar do desenvolvimento das crianças. Quais termos que o profissional em Pedagogia deve utilizar? Aqueles que são do campo da linguagem técnica e pedagógica. Quais termos não devem usar? Aqueles que fazem parte da linguagem técnica de outros profissionais. Por exemplo, jamais um professor, atuando enquanto Pedagogo deve em seus relatórios, dizer que a criança é hiperativa. Este é um termo, utilizado por outro profissional, após os devidos testes e diagnósticos específicos da Psicologia e da Psicopedagoga. Qual a função desse relatório para a família e para a escola? A partir de que as professoras devem fazer estes registros? Situações vivenciadas; falas das crianças; fotografias das vivências; vídeos das experiências, relato dos familiares; analises das atividades e das expressividades das crianças, etc.
Rede de experiências da Educação do Campo
Ainda neste ano foi realizada a primeira Rede de experiências com Coordenadores e Professoras da Educação Infantil do Campo. As professoras apresentaram a funcionalidade e a cultura dos jogos de cada localidade. Momento riquíssimo de trocas e análises, que proporcionaram aos participantes fontes de investigação e possibilidades para suas práticas docentes.
Recebendo os professores da Educação do Campo na jornada pedagógica
Outra experiência muito instigante na formação para professoras, foi o
Mine Curso Teatro e Educação na Infância: Jogo Dramático Infantil.
Essa proposta surgiu da necessidade de ampliação de habilidades artísticas na prática pedagógica e busca envolver os profissionais docentes da Educação Infantil, considerando seus conhecimentos e práticas enquanto atuantes neste segmento a partir da iniciação de processos investigativos das próprias habilidades e expressão criativa através dos jogos dramáticos e teatrais a serem realizados neste mine curso. Propomos também aos profissionais, a reflexão e reconhecimento sobre as próprias potencialidades artísticas.
Com a finalidade de que estes possam através dos seus planejamentos e práticas pedagógicas envolver as crianças na expressão das múltiplas linguagens considerando e respeitando as suas capacidades e habilidades, estimulando-as através dos jogos dramáticos infantis. Percebendo-os como seres potencialmente criativos e que apresentam múltiplas inteligências.
A fundamentação dessa proposta segue a linha teórica das Inteligências Múltiplas discutidas por Gardner. Focalizou as contribuições de Peter Slide e Lílian Dória, observando os conceitos sobre Jogo Dramático Infantil. Propõe algumas sugestões de jogos de Olga Reverbel e levando em consideração as Orientações Municipais, ou seja, as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil. Tendo como meta:
-Conhecimento dos conceitos teóricos e metodológicos para a ação educativa através do jogo dramático infantil;
-Estimulo do potencial criativo nas profissionais docentes da Educação Infantil, para que continuem construindo personagens, realizem apresentações teatrais para as crianças apreciarem;
-Formação e Motivação para que
promovam o estimulo da expressividade criativa das crianças nutrindo as expressões de jogo dramático infantil.
Veja mais registros fotográficos, clicando no link abaixo.
http://interagiraquieagora.blogspot.com/2014/02/teatro-e-educacao-na-infancia-jogos.html
Compartilhando Diversão e Descobertas
Veja a Coletânea na íntegra, clicando no link abaixo
http://interagiraquieagora.blogspot.com/2014/02/compartilhando-diversao-e-descobertas.html
Ainda em 2013...
Passamos a participar das Formações pela ProInfância. Sonhando com a inauguração de três CEMEIs aqui em Itaberaba. Imaginem!!!
http://interagiraquieagora.blogspot.com/2013/03/baixa-grande-e-um-dos-polos-que-sedia_23.html
Aconteceu na Bahia! O 1º Encontro Estadual de Educação Infantil e nós representamos Itaberaba.
http://interagiraquieagora.blogspot.com/2013/04/1-encontro-estadual-do-proinfancia-no.html
Projeto "DE CONTO EM CONTO LEIO E RECONTO..."
A Biblioteca Municipal promoveu contação de histórias para as crianças das Creches. Projeto "DE CONTO EM CONTO LEIO E RECONTO..." que está sendo desenvolvido na Biblioteca Municipal Antônio Dias de Andrade, para crianças das Creches e Pré Escolas da Rede Municipal de Educação.
http://interagiraquieagora.blogspot.com/2013/10/contacao-de-historia-na-biblioteca.html
Aconteceu em Itaberaba! A II Conferência Municipal de Educação. E você participou? Nós da Educação Infantil, estávamos lá, discutindo as metas.
http://interagiraquieagora.blogspot.com/2013/05/ii-conferencia-municipal-de-educacao_14.html
II Caminha Ecológica!
II Caminha Ecológica! Uma Ação Intersetorial junto à Secretaria Municipal de Educação por meio das ações do II Projeto Institucional mobilizou toda a sua Rede de ensino para realização. E as nossas profissionais e crianças Educação Infantil estavam lá, na frente da creche fazendo blits, nas ruas ou nas visitas fazendo panfletagem, mobilizando a comunidade!
Confira alguns registros, clicando no link abaixo:
http://interagiraquieagora.blogspot.com/2013/06/caminhada-ecologica-uma-das-acoes-do-ii.html
Fontes:
Lei 12.796 de 04 de Abril de 2013
Emenda Constitucional 59/2009
Blog Cultura Educação & Inter@tividade na Infância