Este foi um ano cheio de instigantes formações! E por isso mesmo, teve também muitas visitas de acompanhamentos!!! Muuuuitas fotografias, noooossa! Chega é difícil de escolher!
Já retornamos das férias sendo convidadas para encontro com os representantes da Universidade Federal do Estado da Bahia (UFBA), para tratar de questões sobre a formação docente! Propostas instigantes!!
Participação na pré jornada da UNDIME – BA em Salvador, junto com Jucilândia Leão a Coordenadora do Setor Pedagógico e Com a nova Secretária Municipal de Educação, Nógma Andrade.
Aliás, que jornada maravilhosa!
Foi ali que descobrimos somos uma equipe “Fora de série”!!!
ORGANIZAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO TÉCNICO
I ENCONTRO PEDAGÓGICO COM REDE MUNICIPAL DE ENSINO
O tema do Encontro Pedagógico 2018. “Educação, Diversidade e Inovação: Buscando novos caminhos” nos possibilitará refletir sobre nossas ações frente ao Sistema Municipal de Educação.
REUNIÕES DE ORIENTAÇÕES TÉCNICAS
1.Orientações sobre as ações pedagógicas e a organização didático metodológica:
1ª Reunião de Orientações Técnicas com Coordenadores Pedagógicos de Ed.
Infantil
Os Coordenadores Pedagógicos
deverão refletir a partir dos respectivos eixos para elaborar e desenvolver os
projetos didáticos:
Eixo I - Identidade– Promover Estudos referentes aos fenômenos sociais contemporâneos. Tanto do ponto de vista pessoal, quanto social, para melhor compreensão de práticas singulares ou coletivas. Levando os educandos a refletirem como cidadão itaberabense.
Eixo II - Atitudes sustentáveis: Um conceito sistêmico; relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. (caminhada ecológica).
Eixo III - Cívico -Desfile cívico (O tema será discutido no final
da primeira unidade)
Eixo IV - Inovação e Diversidade- Tratando a Diversidade como o caminho para a transformação do fazer pedagógico.
Nessa perspectiva, o foco do trabalho Técnico Pedagógico visa fortalecer a organização do trabalho coletivo.
Contamos com a participação da Professora Maria das Neves (Nevinha) da UNEB, que esteve lá para conhecer as propostas sobre o Currículo da Educação Infantil em nossa rede de ensino.
Breves orientações sobre a proposta para que no 2º Encontro Pedagógico
As duplas Gestoras (Coordenador Pedagógico e Diretor escolar) de cada Unidade Escolar deverão apresentar suas experiências vivenciadas ao longo do I semestre.
2ª Reunião de Orientações Técnicas com Coordenadores Pedagógicos de Ed.
Infantil
Eixo II - Atitudes sustentáveis: Um conceito sistêmico; relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. (caminhada ecológica ou sugestões das Coordenadoras).
Realização da oficina “Panda lelê dê pan dê pi tapetá perrugi: Práticas ecológicas!”
Considerações sobre as
ações da agenda anual;
Considerações sobre o Calendário Letivo 2018.
Períodos dos
projetos: Elaboração, Lançamentos e Finalização;
Período de
relatórios pedagógicos;
Datas de
Conselhos de Classe*;
Datas de
Reuniões de Pais*;
Datas de
Reuniões de análise do PPP*;
Datas de
Reuniões administrativas*;
Datas de
Encontros Formativos / Estudos em AC;
Projetos de empreendimento;
Reunião com UNDIME sobre BNCC:
· Considerar a Resolução nº 02 de dezembro de
2017;
· Definição de abordagem teórica. Incluir as
Neurociências;
· Fundamentar o PPP;
Sobre o PNAIC na Ed. Infantil:
· Participação dos Professores dos Grupos de 4 e
5 anos – Sede e Campo;
· Participação de todos os Coordenadores da Ed.
Infantil – Sede e Campo;
· Cronograma do Encontro Formativo: Dias 02 e
03/05/2018 no matutino e no vespertino. Carga horária de 16h presenciais (no
encontro apresentaremos a distribuição das 100h de atividades durante o
programa);
· Discutir a necessidade de Encontros Formativos com Professores de Creche. Data a confirmar;
Participação no NALFA:
· Reformulação da Comissão 01 – Ed.
Infantil/NALFA com a participação de Coordenadores;
Constituição da Comissão de Estudos sobre
Educação Infantil - 2018:
· Indicação dos nomes de professores
representantes de cada grupo/faixa etária;
· Encaminhar dia 26/04/2018, em via e-mail: Nome e sobrenome de uma professora, turno e Grupo que atende.
3ª Reunião de Orientações Técnicas com Coordenadores Pedagógicos de Ed.
Infantil
· Análise dos Projetos:
Estruturas, matriz e estratégias de desenvolvimento;
· Rotinas do tempo
parcial e tempo integral na estrutura do planejamento;
Avaliação das ações do I semestre.
Notícias sobre o andamento da atualização do PPP.
Sugestões para aprimorar a agenda anual.
·
Sugestões
para rotina do CP: O que observar nos acompanhamentos?
· Avaliação do acompanhamento dos registros de observações / Relatórios
Conselho de Classe na Ed. Infantil.
Previsões para agenda anual – 2ª semestre
· Encontros formativos
com Professores de Creche;
· Oficina de Jogos
educativos: Construção, planejamento, utilização e registros (CH12);
· Previsão de Reuniões
com o NALFA 2018 (Comissão 01- Ed Infantil);
· Acordos sobre de
datas para agenda docente: Elaboração, análise das coordenadoras, disparada e
produto final do projeto III;
· Plano Municipal de
Educação – PME: Envio de dados para atualizar a Meta 01;
4ª Reunião de Orientações Técnicas com Coordenadores Pedagógicos de Ed. Infantil
Apresentação
da Proposta do II Encontro Pedagógico.
· Encaminhar
cópia das orientações;
· Apresentar
e enviar por e-mail o modelo slide;
· No dia
da apresentação esse levar o pendrive e já entregar para passar para salvar no
computador;
· A data do evento já está na orientação 6,7 e 8/08/2018.
Notícias sobre o andamento da atualização do PPP.
· Acompanhamento
dos técnicos para apreciar o que já está organizado;
· Fazer orientações necessárias;
Apresentação
da temática do III Bimestre:
· Brasil:
Diversidade e inovação.
· Quanto
à elaboração do projeto didático: Cada Equipe Pedagógica de Creche / CEMEI /
Escola deve considerar as especificidades do Currículo para cada faixa etária e
elaborar a proposta de ensino;
· Atenção
aos critérios já orientados sobre a estrutura de projeto;
· Os
projetos elaborados devem ser encaminhados via e-mail para a equipe técnica até
a data em acordo nesta reunião;
· Data
para envio dos projetos: _____ / _____ / ___________
Notícias sobre os Conselhos de Classe I.
·
Houve
diálogos sobre os níveis de escrita de nomes próprios?
· Direcionar as intervenções necessárias para o segundo semestre?
Feedback de visitas:
Durante
as visitas observamos que algumas turmas não tem o cartaz de chamada, painel
numérico, Como estão garantindo a aprendizagem esperada relacionada ao uso
destes recursos?
Também têm outras que estão apresentando tudo muito bem organizado e até reelaborando novas possibilidades. É importante ver quais resultados estas estão alcançando. Promover redes de experiências na própria instituição ou entre as instituições.
ENCONTROS FORMATIVOS
1.Ferramentas do Google Drive
Como tudo no Setor Pedagógico é compartilhado aprender e fazer uso das ferramentas do Google drive não poderia ser diferente. Nosso amigo Jodelson fez essa excelente formação com a equipe do nosso setor. Apresentou-nos as ferramentas que estavam o tempo todo ali, mas que não usávamos. Tudo é informação com a precisa intencionalidade de uso na prática faz a diferença em nossa vida.
Nem precisa dizer que fizemos esse encontro formativo com as Diretoras e Coordenadoras da Educação Infantil. Solicitamos que também criassem um email institucional e trabalhassem com o Google drive. Foram passos iniciais importantíssimos para estabelecer essa identidade de registros profissionais. Foi muito exitoso!!!
2.Início do Curso Líder Coach
Iniciamos o curso de Líder Coach que trouxe ferramentas super dinâmicas para o trabalho com Educação. Também otimizou muito o processo de liderança de equipes. Algo que destacamos foi o “Foco na solução e não nos problemas”. Isso ficou bem evidente na rede de ensino, pois nas visitas de acompanhamento costumávamos ouvir as queixas, e estas muitas vezes ocupavam um espaço/tempo muita além do necessário. Então isso foi aos poucos sendo substituído pela compreensão de que os problemas são indicadores para planos de ações, que vão ter os prazos e responsáveis por cada ação.
Foi fantástico!!! É claro que não atingimos 100% em 2018, foi só o início. Mudar concepções requer tempo. E ainda tínhamos muito para aprender neste curso que ainda continuaria no ano seguinte.
3.Educação Especial: Conhecendo o Transtorno do espectro Autista
Pense nos desafios para a Educação, e vamos encontrar muitos deles na modalidade de Educação Especial. É no contato com as crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos que têm deficiências, dificuldades ou transtornos que nos damos conta do quanto é desafiador oferecer o atendimento com qualidade necessária.
Nossa instigante colega Shirley Melo, Técnica da Educação Especial ofertou curso de formação para as cuidadoras e demais profissionais que atuam com Educação, e nós estávamos lá, com a nossa equipe de Educação Infantil.
É importante ressaltar que quanto mais conhecemos, mais temos condições de encontrar as alternativas mais assertivas, mesmo compreendendo que há situações que não vamos mudar a realidade do outro, mas que é necessário saber conviver com a diversidade, conscientes dos deveres e direitos de todos.
4.Estudos sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
O território nacional discutia sobre a Base Nacional Comum Curricular, é nós na Rede Municipal de Educação em Itaberaba, mobilizados juntos aos profissionais também estudando e refletindo sobre este documento.
Etapa de mobilização para refletir sobre um documento que vem como normativo, nortear os currículos das Redes de ensino publico e privado. O que é favorável? O que não é? O que muda? O que permanece? Quais os impactos que um documento enquanto Base Nacional Comum Curricular pode provocar? Estes eram os meus questionamentos.
Entendendo que temos todos os outros documentos anteriores, que foram feitos sem a escuta, que este, a BNCC, está provocando, foi interessante considerar: A proposta nacional estava posta, cabe às redes de ensino beber da fonte, apenas o que vem potencializar aquilo que já existe. Pois o que já existe é história, e não pode ser simplesmente apagada.
Assim construímos nossos objetivos de estudos sobre a BNCC. Conhecer, analisar, selecionar e implementar o nosso currículo com o que este documento trás para potencializar o documento que a nossa rede de ensino que já tem.
5.UNEB – Estágios na Educação Básica
Sempre falamos da necessidade de interação e integração entre as Universidades, Faculdades e a Educação Básica. E este foi um encontro promovido pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB /Campus XIII) com esta intencionalidade.
Foi ressaltado que não deveria ser este apenas o ponto de encontro entre Universidades e rede de Educação Básica. Há muito para ser compartilhado entre as duas dimensões formadoras do profissional da Educação. O ensino, pesquisa e extensão podem ser espaços para que a educação Básica continue sendo integrada nas ações da Universidade.
PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC)
NA EDUCAÇÃO INFANTIL? COMO ASSIM?
1.Formação para os Técnicos Pedagógicos da Educação Infantil do
Território 14 Piemonte do Paraguassu.
Uma das questões que os Técnicos deixaram bem claro neste encontro formativo, foram os conceitos sobre os processos para chegar à alfabetização. E o lugar da Educação Infantil neste programa é contribuir para o desenvolvimento das crianças, não antecipando etapas, mas cuidado das especificidades da infância neste processo.
2.Encontros formativos com Professores da Pré escola
Apresentação dos resultados da formação do PNAIC na Ed. Infantil da rede municipal de Itaberaba - BA. Embora o MEC deliberou que a formação fosse para profissionais do atendimento à pré escola, porém na Rede de Ensino Municipal de Itaberaba, incluímos a etapa de Creche.
3.Encontros formativos para professores de Creches
Apresentação da proposta formativa
Partindo do conceito primeira ação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC é a formação continuada de professores alfabetizadores e de orientadores de estudo. O presente Plano de Ação tem como objetivo promover o processo formativo dos Coordenadores e Professores da Creche, afim de, refletir sobre as contribuições das práticas pedagógicas nas Creches e sua importância no processo de letramento.
Objetivo Geral
· Promover a reflexão sobre as
contribuições das práticas pedagógicas nas Creches e sua importância no
processo de letramento.
Objetivos
Específicos:
- Perceber-se como sujeito que também está construindo a história da Educação Infantil do seu município;
- Fazer leituras sobre a aprendizagem e desenvolvimento na perspectiva das neurociências;
- Garantir a compreensão da concepção de infância para dar sentido ao trabalho da leitura e escrita através da ludicidade.
- Refletir sobre a organização do espaço pedagógico para oportunizar o aprendizado significativo que contemplem o letramento.
- Compreender a importância dos cantinhos de atividades diversificadas para a aprendizagem.
- Discutir
as estratégias utilizadas pelos professores para a inclusão de crianças
com deficiência na creche.
- Promover reflexões sobre a concepção de alfabetização e letramento na Educação infantil, situando a importância e contribuições das práticas pedagógicas da Creche.
- Considerações sobre a articulação da proposta do Pacto articulada com a proposta já desenvolvida na Rede com o objetivo de complementar as ações. (Sequências didáticas ou projetos?)
- Elaborar propostas de intervenção considerando a leitura e escrita ou matemática integrada aos demais campos de experiências e múltiplas linguagens;
Fundamentação Teórica
Os diálogos sobre os processos de alfabetização e letramento foram iniciados a partir das discussões com as profissionais em 2017, durante a revisão das Diretrizes. Está prevista no plano de ação técnica a atualização do referido documento inclusão das propostas da BNCC. O objetivo é atender a Educação Infantil dentro dos princípios que rege a Educação para as Infâncias e fazer a necessária articulação com o Ensino Fundamental I.
Metodologia
Para ver a sequência didática clic no link
4.Visita da Formadora do PNAIC nos CEMEIs de Itaberaba - BA
CONTINUAMOS ATUANDO COMO COORDENADORAS PEDAGÓGICAS NAS TURMAS DE
EDUCAÇÃO INFANTIL NAS ESCOLAS UNIDOCENTES NO CAMPO
1.As experiências só se multiplicaram, viu!!
É claro que continuamos com todas
as orientações dadas no ano anterior, com a maioria das professoras da equipe. Este
ano ampliamos as possibilidades pedagógicas com as docentes e das turmas.
Conhecendo os potenciais de cada uma, ficou mais fácil.
2.Orientações para o planejamento e reunião de Conselho de Classe
Trabalhoso!!! Porém muito gratificante saber que o papel do Coordenador pedagógico é esse. Acompanhar, orientar a partir das necessidades reais tanto da turma, quanto do docente e oferecer formação para potencializar os níveis reais. Legal foi ouvir depoimentos depois. Uma das professoras dizia: “Meninas, como vocês eram exigentes no começo... Mas foi bom! Hoje vejo que aprendi muito”. Outra falando sobre o planejamento: “Ah! Achava que era muito minucioso nos detalhes... Mas na prática, com as crianças, tudo é tão lógico! Facilita!”.
3.Encontros formativos para professoras das Escolas Unidocentes
Oficina de leitura e contação de histórias
Com o objetivo de dinamizar as práticas pedagógicas das professoras no desenvolvimento dos projetos de leituras com as crianças. Neste encontro as professoras puderam escolher entre os livros literários que estavam disponíveis para usar com suas turmas.
Oficina Panda Lelê Dê Pan Dê Pi Tapetá Pêrrugi: Práticas ecológicas
Neste encontro formativo as professoras vivenciaram a prática de produção de paródias com temáticas ecológicas. Uma forma de experimentar o fazer, para fazer com as crianças. E que maravilha!! Elas criaram paródias belíssimas. Partimos de dois princípios: 1- Criar paródias a partir de músicas que as crianças já conhecem. 2 - Compor a paródia com ideias práticas de consciência ecológica. O objetivo de fazer as paródias é o de que as crianças possam passar o que sabem sobre preservação ambiental e práticas ecológicas por meio de mensagem musical. E os resultados foram excelentes! Faremos uma postagem especial com as produções das crianças e professoras das turmas.
Esta foi uma formação que nos deixou muito satisfeitas com os resultados!
4.Acompanhamento das práticas pedagógicas
Somos gratas por todas estas vivências! Com certeza podemos dizer que ser coordenadoras na Educação Infantil do Campo agora é uma experiência!
ACOMPANHAMENTO DAS AÇÕES NAS ESCOLAS, CRECHES E CEMEIs
1.Resultados das
orientações na organização dos espaços
Vamos visitando e olhando as marcas das nossas orientações. Como é incrível, neh? Ana Claudia e eu observamos e fazemos questão de expressar nosso interesse pelo que elas produziram a partir das orientações. Achamos que validar, valorizar é importante. Claro que só fotografamos quando autorizadas.
Não é pra menos que vamos perguntando: E como você fez? Como as crianças usaram? (rsrs posso fotografar?) Elementos para redes de trocas de experiências. Esse é o nosso papel enquanto Técnicas de apoio pedagógico.
2.Evidências das formações nas produções das crianças
É muito satisfatório ver que os princípios discutidos com as professoras durante as formações, mostram evidências nas produções das crianças. Em suas falas, suas expressões! Sou assim, sensível ao olhar e ouvir! Registro tudo! E vejo como as docentes também fazem isso também.
3.Desfile cívico nos bairros e entorno das escolas
Ah! E para quem pensa que é mais fácil que um único dia!!! Engana-se! É supimpaaaa!!! Não é 07 de setembro na avenida, mas é desfile cívico na frente da creche, na rua da escola, no entorno do CEMEI e até no bairro!! Pense!
Um cronograma de três à quatro dias, desfile pela manhã ou no final da tarde, com tudo que tem direito, carro de som ou fanfarra... Já teve até com caixa de som!! E as Técnicas Pedagógicas acompanhando...
Ufaaa! As crianças e professoras da Educação Infantil estudaram a temática e foram lá nas ruas apresentar tudo que produziram por meio de recursos visuais ou usando o microfone. Achei o máximo!!!
PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO E LITERÁRIO
PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Este ano as profissionais da Educação Infantil da rede pública municipal também tiveram a oportunidade de participar dos processos de escolhas dos livros didáticos para professores e literários para as crianças. Uma vivência que levou a equipe a compreender que os livros para os professores serão como um elemento que também fará parte recursos de estudos e pesquisas para os planejamentos.
INTERSETORIALIDADE
Lançamento da proposta do Selo Unicef
Este ano o nosso Gestor Municipal
fez adesão à proposta do Selo UNICEF. E olha que desafio para a primeira
infância!!!
III Conferência Municipal de Educação
Participamos ativamente da organização e realização da III Conferência Municipal de Educação.
Secretaria de Educação nos bairros junto como Gestor.
E nós contando histórias...
Fazendo pinturas faciais...
Pura diversão!
Uau!!! Vejam só amigos! Tantas coisas aconteceram, não é?! Desde já agradecemos as contribuições de cada um. Nos sentimos honradas por ter vocês como personagens muito importantes da nossa história. hà muitas coisas para mostrar das produções das crianças e ações das escolas. Tudo isso estará na página de cada escola. Vamos continuar o próximo capítulo 2019!!!! Não percam a próxima postagem!
♡ \ (●´∀`)ノ♡ ♡ \(●´∀`)ノ♡
Ana Claudia Sampaio e Claudinéia Barbosa
Técnicas da Educação Infantil
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