segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Em 2020... Um ano de mudanças! E com a Pandemia do Covid-19, mudanças emergenciais!


Esse foi um ano projetado para vivenciarmos mudanças na Educação em nosso Município. Nossa Jornada pedagógica trouxe como tema: Currículo, aprendizagem e avaliação. Palavras chaves do que pretendíamos realizar ao longo deste ano letivo. 

Alinhamento entre os estudos e implementação do  Referencial Curricular, com vistas a novas formas de aprendizagem e portanto avaliação. Mudanças! Essa foi a palavra destaque entre as demais, nas dinâmicas de acolhimento na Coordenação de Educação Básica. 

Uma entre as várias mudanças, foi o calendário escolar com três unidades letivas, dias específicos para a realização do Conselho de Classe, etc. 

Na Educação Infantil, o planner instigante! Nossas expectativas para vivenciar experiências instigantes junto com as crianças, experimentações de novas estratégias metodológicas e estudos experimentais relacionados aos registros e instrumentos de avaliação. Além é claro da implementação do Currículo. Porém...

 As mudanças realmente aconteceram!!! 


Em 2020 o mundo foi surpreendido pela pandemia do Covid19. Tudo teve que ser replanejado. Na Educação Infantil, interação é essencial! Nossos planos de ações foram reelaborados. Os profissionais de nossa rede de ensino foram reorientados para organizar planos de ações emergenciais.
 
Aqui começa um novo capítulo para a Educação. Pensar nas especificidades de cada grupo/faixa etária, considerar as condições sociais e de prevenção saúde dos estudantes e profissionais para estabelecer novas formas de atendimento e oferta de educação em ambiente domiciliar.
Humanizar-se, manter os vínculos, proteger-se, informar. Foram princípios emergenciais. Neste momento foi claramente perceptível que qualquer ação social, requer cuidados com a Saúde, Educação, Comunicação e Atendimento social. Não há como voltar atrás. Para proteger a saúde é necessário informar, ensinar, praticar socialmente o que se deseja alcançar. Além de tudo é necessário monitorar, antes, durante e depois para compreender os resultados. Isso é avaliação. 

Foi necessário interagir com as profissionais da Educação Infantil, para conhecer a situação. Compreender onde e quais estratégias estavam dando certo, socializar com o grupo, experimentar novas estratégias e enfim entender qual a medida certa para cada situação, tendo como foco a informação e o cuidado consigo o outro. 

Reinventar-se, cuidar-se e humanizar-se são palavras que permearam os diálogos com muita frequência. As profissionais da Educação Infantil foram desafiadas a usar a tecnologia observando os critérios estabelecidos pela Sociedade Brasileira de Pediatria, quanto ao tempo de exposição das crianças diante de telas. Embora não realizamos aulas virtuais, mas foram autorizados o uso de vídeos como recursos e estratégias para apreciação de histórias, desenhos e mesmo a produção de audiovisuais como devolutivas das crianças para as professoras, estabelecendo assim os momentos de interações e análises sobre o desenvolvimento das crianças.

Como manter os vínculos das crianças e estudantes com a escola? Como atender a demanda da Educação em distanciamento? E a Educação Infantil, qual aspecto deve ser priorizado neste primeiro momento? Vínculos? Visto que as crianças só tiveram duas semanas de aulas com seus professores. E a partir do mês de março sem aulas presenciais, com novas adaptações, nova forma de trabalhar, tendo as possibilidades da tecnologia como ferramenta. Descobrindo os desafios que essa ferramenta é para considerável percentual de famílias dos alunos da nossa rede. Foram inúmeros experimentos.

Foi possível vivenciar reuniões online para orientações técnicas, formações e seminários que estavam programados para acontecer de forma presencial. Foi possível participar de orientações por meio de lives. Muitas lives. As agendas superlotaram a ponto de repensarmos as mesmas.

Destacamos algumas ações enquanto Equipe Técnica que foram de excelência e que devem ser mantidas para o melhor empenho e resultado. E outras que precisam ser revistas para oferecer melhor orientações aos profissionais da rede de ensino em 2021.


Alinhamento da Equipe Técnica Pedagógica nas decisões

As atividades remotas de 30 de março a 15 de maio, durante seis semanas divulgadas por meio das redes sociais. Que serviram para manter os vínculos entre estudantes/família/escola. Usar essa experiência como princípio humanizador.

 

acolhimento cuidadoso e (Re) orientação aos profissionais da rede de ensino que permaneceram por algumas semanas em afastamento por decreto;

Passar orientações por meio dos diálogos online e também as mesmas por documentos via e-mail para garantir a informação comum;

Acolher as devolutivas que as escolas começaram a apresentar diante da demanda e da diversidade de seu público.


  


Os encontros com o ICEP, aconteceram por meio do aplicativo ZOOM, através da sala virtual. Foram totalizados oito encontros com as duplas gestoras, com a equipe técnica seis encontros e para toda rede houve seminários territorial. As formadoras trouxeram temáticas no contexto para o período da pandemia, alinhando com a proposta de formação leitora “Quem conhece, escolhe melhor”. Tratando sobre práticas metodológicas mais eficazes para a mediação de leituras, trocas de experiências de como manter o diálogo com as famílias e comunidade, potenciais de registros e monitoramento das ações. Durante os encontros com as formadoras Cristina e Sirleide foram abordadas as seguintes temáticas: Brincadeiras e cantinhos diversificados no contexto da pandemia; Práticas sociais de leitura; Brincadeiras e as atividades domiciliares; Campos de experiências - Propostas  de trabalho metodológico com intercampos (junção de dois ou mais campos de experiências);  Monitoramento e portfólio; Qualificação da mediação da leitura para crianças: Perguntas mediadora;



 


Com a UFBA e UNDIME – BA tivemos o programa de (Re) elaboração dos Currículos Municipais Baianos, trazendo ações formativas  para os municípios baianos, tendo como base o Documento Curricular Referencial da Bahia – DCRB e Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Em Itaberaba, foram utilizadas das Diretrizes Curriculares Municipais.  Por meio de Lives através da Web TV Undime acessível por meio do link: https://www.youtube.com/channel/UCBxj7xy5o096Bfc5zvt_Hng/videos  se deu todo suporte teórico e metodológico para a realização dos estudos e produções do documento. Os municípios foram orientados a constituir uma Comissão de Municipal de Governança e a organização dos Grupos de Estudos e Aprendizagens - GEAs, para trabalhar neste importante documento.


  

O processo de (Re) elaboração o Referencial Curricular, na Ed. Infantil com nas demais etapas e modalidades de ensino, as ações foram realizadas junto com as profissionais que desejaram participar da Comissão e dos GEAs. Além do Currículo, revisitamos a Matriz Curricular para apresentá-la para as profissionais que chegaram este ano para a nossa equipe, e os INDICADORES DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, que fazem parte do Diário de Classe. Este último, atualizamos com a composição dos campos de experiências e organizamos a escutas para a Dupla Gestora dar contribuições e em seguida encaminhar para a Coordenação de Educação Básica.

Ao final do processo de elaboração do documento, foi organizado o processo de Consulta Pública Virtual. Por meio do site que pode ser acessado por meio do link: https://sites.google.com/view/educacaomunicipalitaberaba/in%C3%ADcio 




Tivemos também inauguração de um CEMEI que será chamado de Profª Cleonize Silva dos Anjos. A inauguração contou com a presença do Governador Rui Costa e limitado número de pessoas.




Apesar das ações em distanciamento, a impressão que temos é que foi um ano mais intenso. Unificando várias frentes de ações. Muitos estudos.

  • Articulação das ações do Programa de (Re) elaboração do currículo;
  • Consulta Pública;
  • CME com muitas Resoluções para leituras;
  • Além das ações Técnicas que envolveu formações com ICEP;
  • Um ano de eleições municipais;
  • E os infinitos desafios emocionais que a pandemia do COVID19 causou;


 


Nosso sentimento é de GRATIDÃO!

Às nossas Coordenadoras de Educação Básica e de Gestão de Ensino, à Secretária Municipal de Educação, ao Gestor Municipal, às nossos colegas, aos familiares e especialmente à nossas crianças por todas as experiências! ♡ \(●´∀)

 

“Ame ao teu próximo, como a ti mesmo.”

Jesus 



Gratidão!

♡ \ (●´∀`)♡    ♡ \(●´∀)♡     

Ana Claudia Sampaio e Claudinéia Barbosa

Técnicas da Educação Infantil




terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Em 2019... As experiências e descobertas na Educação Infantil e na rede de ensino municipal foram incríveis!



Você já foi recebido como o presente? Pois! Jucilândia Leão, Coordenadora de Educação de Educação Básica recepcionou a Equipe de Técnicos Pedagógicos assim! Mimos, dinâmicas, estudos e muita responsabilidade compartilhada para atender a Rede Municipal de Ensino de Itaberaba. Unidos assim como um presente! Receber presente é bom! Mas ser recebida como um presente... Arrrmaria!!!! É massa demais!! rsrs

 



FORA DA ESCOLA NÃO PODE!

Teve chamada pública para matrículas!!

 

I ENCONTRO PEDAGÓGICO COM PROFISSIONAIS DA REDE DE ENSINO

E já começamos com a preparação!!!


 E quem não se sentiu "Fora de Série? Aaaaah!!!" no I Encontro Pedagógico?
Foi muito legal!!!


AULA INAUGURAL 2019

Foi no Centro Municipal de Educação Infantil - Linésio Bastos de Santana





REUNIÕES DE ESTUDOS E ORIENTAÇÕES TÉCNICAS COM DIRETORES E COORDENADORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Reflexões sobre o papel da Liderança

Foi um encontro muito interessante, pois todas naquela reunião são líderes em grupos distintos. Então muitos trouxeram contribuições interessantíssimas partindo das vivências e experiências práticas. 

A metodologia que utilizando também colaborou muito para a participação dinâmica. Usamos uma estratégia lúdica, por meio do jogo de trilha. Um recurso bem simples e muito dinâmico, que por meio do jogo de dados com lados coloridos, dispara-se o percurso na trilha. 


Em cada casa tinha uma questão a ser respondida ou discutida conforme a interação como grupo. Assim refletimos sobre Liderança da dupla gestora na Educação Infantil.

Apreciação do Calendário Letivo / Agenda anual


Pontuar ações em Rede na agenda anual;

Períodos dos projetos: Elaboração, Lançamentos e Finalização;

Período de relatórios pedagógicos/tabulação de indicadores;

Datas de Conselhos de Classe;

Datas de Reuniões de análise do PPP;

Datas de Encontros Formativos / Estudos em AC sobre o Currículo Bahia e BNCC;

Interagir através do e-mail no gmail (criar conta da escola);

§  Grupo de estudos

§  Tabelas de informações de dados;

§  Compartilhamento de documentos.

 

Ações da Coordenação e Gestão escolar

Planos de ações;

Considerações sobre indicadores da pauta da pré-jornada observando que é necessário dar continuidade das ações;

Texto sobre familiares;

 

Ações da equipe técnica junto à Gestão escolar

Visitas de acompanhamento;

Encontros para estudos e orientações;


Reflexão sobre a Competência 5 – Cultura Digital

 


Ferramentas do google drive (Formulários, tabelas, pastas, downloads, uploads, salas de aula)

PNLD Orientações para estudos com livros didáticos dos professores.

Avaliação institucional – 1ª etapa: Diagnóstico da atual uso do (INDIQUE). 2ª etapa: Construção do plano de Metas e ações.

  




Diálogo sobre as orientações para ações no II Bimestre

 Apresentação do Currículo Bahia;

Diálogo sobre as mudanças na Matriz Curricular da Educação Infantil;

Apreciação do material BNCC;


Reflexão competência 6 – Trabalho e projeto de vida



Apresentação da temática: Evolução da ciência, da tecnologia e o desenvolvimento humano;

Orientação para ações no III Bimestre;

     - Conselho de classe;

 - II Encontro pedagógico: Rede de experiências

    - Semana do bebê





MOBILIZAÇÃO E ESCUTA PARA O DCRB

Participamos da mobilização e escuta pública e posteriores estudos sobre 

o Documento Referencial Curricular da Bahia - DCRB

 


Momento bem interessante! O Estado da Bahia se posicionou em ter um documento referencial curricular que considerasse a diversidade de seus aspectos territoriais. Lançando inicialmente a escuta por territórios para que estes fossem inserindo no documento base os elementos necessários, compondo ao final, o Documento Referencial Curricular da Bahia. E Itaberaba que é sede do Núcleo Territorial de Educação 14, recepcionou os municípios que compõem este território Piemonte do Paraguassu.

A Equipe Técnica da Secretaria Municipal de Educação, os membros do Conselho Municipal de Educação (CME), Coordenadores Pedagógicos e Diretores escolares da Rede de ensino municipal de Itaberaba, estiveram presentes para contribuir neste documento.


FORMAÇÕES  

Tivemos formação para Técnicos Pedagógicos com o ICEP






Finalizamos o curso de Líder Coach!







Formação para as Professores e Coordenadores Pedagógicos da Educação Infantil pelo ICEP

As formadoras Adriana e Cristina trouxeram importantes contribuições sobre as especificidades da Educação Infantil para nossa rede de professores e coordenadores pedagógicos.  





VISITAS DE ACOMPANHAMENTO JORNADA NA DIMENSÃO ESCOLAR

 Jornada Pedagógica na dimensão escolar


ACOMPANHAMENTOS DAS AÇÕES NAS ESCOLAS, CRECHES E CEMEIs

E pensem nos momentos mais instigantes da nossa ação enquanto Técnicas Pedagógicas? Visitar as turmas!!! De tudo é o mais gostoso!!! Ver as crianças  em ação nas propostas que projetamos junto com as duplas gestoras ou nas formações com as professoras. O acompanhamento nas turmas é algo muito valoroso para a ação da Coordenação de Educação Básica por meio das equipes técnicas. Acompanhar as turmas, as escolas e localidades, é está junto com a rede e conhecer a realidade de cada uma. Para ajudar da melhor forma possível. Além de tudo para aprender com as professoras e com as crianças como fazer Educação na prática!













Em cada sala, em cada turma, ficamos tão contentes ao ver como as professoras multiplicam a ideia inicial, como recriam junto com as crianças e como as crianças produzem naturalmente os saberes! 

Está em contato com as crianças nos deixa atualizadíssimas sobre os aspectos de desenvolvimento e aprendizagem! ♡ \(●´∀)


ACOMPANHAMENTO DO DESFILE CÍVICO

A Educação Infantil realizou pela segunda vez a semana de ações cívicas nas ruas, bairros, comunidades e entorno das Escolas, Creches e CEMEIs.

A cada ano as equipes escolares vão se aperfeiçoando. As escolas do Campo e as Creche e CEMEIs na sede realizaram lindíssimos desfiles cívico, após o desenvolvimento de estudos ao longo de uma unidade letiva, escolheram o que iriam apresentar na aula pública. E deram um show!!




 
                                   SEMANAS LITERÁRIAS

Lis e Lara foram convidadas para participar da semana literária no CEMEI. Contaram história, brincaram e se divertiram muito!

E sabe qual foi o momento mais gostoso? Quando as Crianças pediram para fazer o reconto!!!! Contar histórias para as crianças é muito bom!! Mas ouvir as crianças contarem as histórias é ma  ra  vi  lho  soooo!!! ♡ \(●´∀)




ACOMPANHAMENTO DA ENTREGA DE KIT ESCOLARES

Estivemos junto com a Secretária Municipal de Educação Nógma Alves e com o Gestor Municipal Ricardo Mascarenhas acompanhando a entrega de Kits escolares.

 

 


 MONITORAMENTO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 

Atuamos na Comissão Técnica de monitoramento do Plano Municipal de Educação - PME


FORMAÇÃO PELO PROFALI

Promovida pela nossa colega de Setor Cleyde Anne junto com a nossa professora Maria das Neves - UNEB



II ENCONTRO PEDAGÓGICO 

“No Auditório do Colégio Modelo, aconteceram as Apresentações das práticas bem sucedidas, implantadas pelas unidades da Rede — ao longo do primeiro semestre letivo — e contou com as participações de professores, coordenadores e diretores em um momento de socialização das práticas implementadas durante o primeiro semestre de 2019, no âmbito da temática “Ressignificando a educação a partir das interfaces e currículo escolar”.

Fontehttps://itaberaba.ba.gov.br/2019/08/05/encontro-promove-a-socializacao-de-praticas-pedagogicas/





"Esses “Encontros de Apresentação” foram realizados na segunda-feira (29) e terça-feira (30) de julho, pela manhã e à tarde. A culminância do Segundo Encontro Pedagógico de 2019 aconteceu na sexta-feira (2), com uma palestra especial com o professor Jayse Ferreira, realizada na quadra poliesportiva da Escola Municipal em Tempo Integral Presidente Tancredo Neves, que tratou da otimização dos recursos disponíveis na promoção de uma educação pública de qualidade."
















Divulgação em:

https://itaberaba.ba.gov.br/2019/08/05/encontro-promove-a-socializacao-de-praticas-pedagogicas/


PARTICIPAÇÃO NA PRÉ JORNADA NA UNDIME - BA



PRÉ- JORNADA 2020 COM DUPLA GESTORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Educação Infantil em Itaberaba: Alinhamento dos planos.


Municipal Plano de Educação (PME) – Meta 1: Apreciação

Plano Municipal para a Primeira Infância e Lei de N.º 1.550 de 28 de agosto de 2019: Apresentação e encaminhamento por email;

Plano de Ações Técnica da Educação Infantil SMED: Avaliação

Plano de ações de Creches, CEMEIS e Escolas: Diálogos

Novos parâmetros e INDIQUE: Apreciação

Agenda anual: Construção coletiva com previsão de ações

- Jornada na dimensão escolar

- Semanas de integração

- Reuniões com profissionais para construção das normas da escola e depois com os familiares para da continuidade ao documento e finalizar com a ciência de todos.

- Datas de reuniões administrativas

- Períodos de orientações com CP

- Períodos de elaboração dos projetos

- Datas de finalização dos projetos

- Datas para interações com os familiares

- Períodos de Formação dos profissionais

- Datas de reuniões e orientações técnicas

- Datas de reuniões da Comissão

- Datas de ações intersetoriais (Escolas núcleos)

- Data de encontro pedagógico

- Projeto institucional – Desfile e ações cívicas

- Semana do Bebê

- Possibilidade do II Seminário da Educação Infantil

Quadro das ACs: Diálogos sobre a organização

Rotinas: Diferenciação e Construção


PARTICIPAÇÃO NA CAMPANHA SETEMBRO AMARELO

Palestras feitas no Colégio Modelo sobre a prevenção contra o suicídio.


CAMPANHA DO OUTUBRO ROSA 

A cada dia, uma dupla da SMED fazia a recepção dos colegas, trazendo frases sobre a prevenção contra o câncer de mama. Claro fizemos parte dessa, recepcionando e visitando os colegas nos seus setores de serviço!!!





ESTUDOS DOS PLANOS DE AÇÕES TÉCNICAS DO SETOR PEDAGÓGICO JUNTO ÀS COMISSÕES DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO





PARTICIPAÇÃO NO I ENCONTRO TERRITORIAL DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO




INTERSETORIALIDADE

Junto com a Secretaria de Saúde e Ação Social, a Secretaria de Educação mobilizou as Escolas, Creches e CEMEIs para a realização da I Semana do Bebê. Participamos de ações de campanha do Selo Unicef. Tivemos a aprovação do Plano Municipal para a Primeira Infância e a institucionalização da Semana do Bebê. Estas entre outras ações desenvolvidas de forma intersetorial em Itaberaba, veio a conquista do Selo Unicef.




INAUGURAÇÃO DA ESCOLA MARIA JOSÉ RAMOS NO POVOADO DE SANTA QUITÉRIA

Esta Escola foi construída para o público que era atendido pela escola Maria Isabel de Carvalho no mesmo povoado. As salas para as turmas de Educação Infantil estavam tão lindas! As crianças crianças mereciam um espaço assim!!!   



Ah! Teve reinauguramento!!!


As Clauanes!!! Uma outra ação intersetorial importantíssima! As Técnicas do Setor Pedagógico foram convidadas para a cerimônia de reinauguração da Praça J.J. Seabra. Elisiane, Cleide Anne,  Ana Claudia, Claudiane  e Claudinéia (Eu) "As Clauanes", fizemos o reinauguramento!!! Com direito a foto e tudo no monumento Eu
Itaberaba! Aproveitamos a decoração de natal e já fizemos a nossa "amiga secreta" ali mesmo. Neste caso o presente é era secreto! (rsrs)




Estivemos em muitas ações de acompanhamento das ações nas Creche e CEMEIs, assim como recebemos muitos registros que poderão ser vistos no blog da Educação Infantil de Itaberaba.


Aqui estão somente os registros do acompanhamento técnico. Foi muito marcante ver a entrega de diversas escolas reformadas, vale ressaltar isso aqui também. Foram  diversas experiências incríveis e inesquecíveis junto aos colegas de Equipe Técnica, à nossa Coordenadora Jucilândia Brito, com as colegas da rede de ensino, com a minha parceira Ana Claudia e... 

Especialmente nos momentos revirogantes em que estivemos com as crianças!!!

 

Gratidão!

♡ \ (●´∀`)♡    ♡ \(●´∀)♡     

Ana Claudia Sampaio e Claudinéia Barbosa

Técnicas da Educação Infantil