Esse foi um ano projetado para vivenciarmos mudanças na Educação em nosso Município. Nossa Jornada pedagógica trouxe como tema: Currículo, aprendizagem e avaliação. Palavras chaves do que pretendíamos realizar ao longo deste ano letivo. Alinhamento entre os estudos e implementação do Referencial Curricular, com vistas a novas formas de aprendizagem e portanto avaliação. Mudanças! Essa foi a palavra destaque entre as demais, nas dinâmicas de acolhimento na Coordenação de Educação Básica.
Uma entre as várias mudanças, foi o calendário escolar com três unidades letivas, dias específicos para a realização do Conselho de Classe, etc.
Na Educação Infantil, o planner instigante! Nossas expectativas para vivenciar experiências instigantes junto com as crianças, experimentações de novas estratégias metodológicas e estudos experimentais relacionados aos registros e instrumentos de avaliação. Além é claro da implementação do Currículo. Porém...
As mudanças realmente aconteceram!!!
Em 2020 o mundo foi surpreendido pela pandemia do Covid19. Tudo teve que ser replanejado. Na Educação Infantil, interação é essencial! Nossos planos de ações foram reelaborados. Os profissionais de nossa rede de ensino foram reorientados para organizar planos de ações emergenciais.
Aqui começa um novo capítulo para a Educação. Pensar nas especificidades de cada grupo/faixa etária, considerar as condições sociais e de prevenção saúde dos estudantes e profissionais para estabelecer novas formas de atendimento e oferta de educação em ambiente domiciliar.Humanizar-se, manter os vínculos, proteger-se, informar. Foram princípios emergenciais. Neste momento foi claramente perceptível que qualquer ação social, requer cuidados com a Saúde, Educação, Comunicação e Atendimento social. Não há como voltar atrás. Para proteger a saúde é necessário informar, ensinar, praticar socialmente o que se deseja alcançar. Além de tudo é necessário monitorar, antes, durante e depois para compreender os resultados. Isso é avaliação.
Foi necessário interagir com as profissionais da Educação Infantil, para conhecer a situação. Compreender onde e quais estratégias estavam dando certo, socializar com o grupo, experimentar novas estratégias e enfim entender qual a medida certa para cada situação, tendo como foco a informação e o cuidado consigo o outro.
Reinventar-se, cuidar-se e humanizar-se são palavras que permearam os diálogos com muita frequência. As profissionais da Educação Infantil foram desafiadas a usar a tecnologia observando os critérios estabelecidos pela Sociedade Brasileira de Pediatria, quanto ao tempo de exposição das crianças diante de telas. Embora não realizamos aulas virtuais, mas foram autorizados o uso de vídeos como recursos e estratégias para apreciação de histórias, desenhos e mesmo a produção de audiovisuais como devolutivas das crianças para as professoras, estabelecendo assim os momentos de interações e análises sobre o desenvolvimento das crianças.
Como manter os vínculos das crianças e estudantes com a escola? Como atender a demanda da Educação em distanciamento? E a Educação Infantil, qual aspecto deve ser priorizado neste primeiro momento? Vínculos? Visto que as crianças só tiveram duas semanas de aulas com seus professores. E a partir do mês de março sem aulas presenciais, com novas adaptações, nova forma de trabalhar, tendo as possibilidades da tecnologia como ferramenta. Descobrindo os desafios que essa ferramenta é para considerável percentual de famílias dos alunos da nossa rede. Foram inúmeros experimentos.
Foi possível vivenciar reuniões online para orientações técnicas, formações e seminários que estavam programados para acontecer de forma presencial. Foi possível participar de orientações por meio de lives. Muitas lives. As agendas superlotaram a ponto de repensarmos as mesmas.
Destacamos algumas ações enquanto Equipe Técnica que foram de excelência e que devem ser mantidas para o melhor empenho e resultado. E outras que precisam ser revistas para oferecer melhor orientações aos profissionais da rede de ensino em 2021.
Alinhamento da Equipe Técnica Pedagógica nas decisões
As atividades remotas de 30 de março a 15 de maio, durante seis semanas divulgadas por meio das redes sociais. Que serviram para manter os vínculos entre estudantes/família/escola. Usar essa experiência como princípio humanizador.
O acolhimento cuidadoso e (Re) orientação aos profissionais da rede de ensino que permaneceram por algumas semanas em afastamento por decreto;
Passar orientações por meio dos diálogos online e também as mesmas por documentos via e-mail para garantir a informação comum;
Acolher as devolutivas que as escolas começaram a apresentar diante da demanda e da diversidade de seu público.

Os encontros com o ICEP, aconteceram por meio do aplicativo ZOOM, através da sala virtual. Foram totalizados oito encontros com as duplas gestoras, com a equipe técnica seis encontros e para toda rede houve seminários territorial. As formadoras trouxeram temáticas no contexto para o período da pandemia, alinhando com a proposta de formação leitora “Quem conhece, escolhe melhor”. Tratando sobre práticas metodológicas mais eficazes para a mediação de leituras, trocas de experiências de como manter o diálogo com as famílias e comunidade, potenciais de registros e monitoramento das ações. Durante os encontros com as formadoras Cristina e Sirleide foram abordadas as seguintes temáticas: Brincadeiras e cantinhos diversificados no contexto da pandemia; Práticas sociais de leitura; Brincadeiras e as atividades domiciliares; Campos de experiências - Propostas de trabalho metodológico com intercampos (junção de dois ou mais campos de experiências); Monitoramento e portfólio; Qualificação da mediação da leitura para crianças: Perguntas mediadora;

Com a UFBA e UNDIME – BA tivemos o programa de (Re) elaboração dos Currículos Municipais Baianos, trazendo ações formativas para os municípios baianos, tendo como base o Documento Curricular Referencial da Bahia – DCRB e Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Em Itaberaba, foram utilizadas das Diretrizes Curriculares Municipais. Por meio de Lives através da Web TV Undime acessível por meio do link: https://www.youtube.com/channel/UCBxj7xy5o096Bfc5zvt_Hng/videos se deu todo suporte teórico e metodológico para a realização dos estudos e produções do documento. Os municípios foram orientados a constituir uma Comissão de Municipal de Governança e a organização dos Grupos de Estudos e Aprendizagens - GEAs, para trabalhar neste importante documento.

O processo de (Re) elaboração o Referencial Curricular, na Ed. Infantil com nas demais etapas e modalidades de ensino, as ações foram realizadas junto com as profissionais que desejaram participar da Comissão e dos GEAs. Além do Currículo, revisitamos a Matriz Curricular para apresentá-la para as profissionais que chegaram este ano para a nossa equipe, e os INDICADORES DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, que fazem parte do Diário de Classe. Este último, atualizamos com a composição dos campos de experiências e organizamos a escutas para a Dupla Gestora dar contribuições e em seguida encaminhar para a Coordenação de Educação Básica.
Ao final do processo de elaboração do documento, foi organizado o processo de Consulta Pública Virtual. Por meio do site que pode ser acessado por meio do link: https://sites.google.com/view/educacaomunicipalitaberaba/in%C3%ADcio


Tivemos também inauguração de um CEMEI que será chamado de Profª Cleonize Silva dos Anjos. A inauguração contou com a presença do Governador Rui Costa e limitado número de pessoas.


Apesar das ações em distanciamento, a impressão que temos é que foi um ano mais intenso. Unificando várias frentes de ações. Muitos estudos.
- Articulação das ações do Programa de (Re) elaboração do currículo;
- Consulta Pública;
- CME com muitas Resoluções para leituras;
- Além das ações Técnicas que envolveu formações com ICEP;
- Um ano de eleições municipais;
- E os infinitos desafios emocionais que a pandemia do COVID19 causou;
Nosso sentimento é de GRATIDÃO!
Às nossas Coordenadoras de Educação Básica e de Gestão de Ensino, à Secretária Municipal de Educação, ao Gestor Municipal, às nossos colegas, aos familiares e especialmente à nossas crianças por todas as experiências! ♡ \(●´∀`)ノ♡
“Ame ao teu próximo, como a ti mesmo.”
Jesus ♡
Gratidão!
♡ \ (●´∀`)ノ♡ ♡ \(●´∀`)ノ♡
Ana Claudia Sampaio e Claudinéia Barbosa
Técnicas da Educação Infantil
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