quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Em 2016... Mudanças nas estratégias de planejamento da Educação Infantil.


A reserva técnica um direito adquirido!

Carga horária de Atividade complementar (AC). Um desafio para a agenda do Coordenador pedagógico (CP) e possibilidades para a agenda docente. Em 2016 ocorreu a ampliação de 4h para 6h de AC para professores regentes. Com essa configuração de ACs dos regentes 1 e 2, os CPs precisaram redimensionar a logística. O professor regente 2 assume a turma quando o regente 1 está em horário de AC. Os regentes 2 passam por duas ou três turmas durante a semana, também têm horário de planejamento. Se em 2015, a reserva técnica de 4h horas na carga horária de atividade complementar impactou as ações da Educação Infantil, em 2016, com a ampliação de mais duas horas, as práticas docentes foram novamente reorganizadas. A ampliação do tempo para está em reuniões de ACs, as professoras de Educação Infantil passaram a organizar suas agendas docentes. Não só o planejamento e a elaboração dos recursos para usar nas aulas, passaram a ser organizados em agendas. A organização do trabalho pedagógico sendo assim visualizada por meio de agenda prévia pode mostrar que há ações específicas e períodos específicos para a realização.  O uso do tempo assim, otimizou todas atividades das atribuições docentes: Tempo para pesquisar, para elaborar projetos, desenvolver com a turma (produzir registros, avaliar, tempo para fazer análise dos registros,  escrita de relatórios. Avaliação da turma e replanejamento. Um ciclo que se repete a cada unidade letiva.

Essa agenda docente otimizou também a organização da agenda da equipe Técnica de acompanhamento e apoio pedagógico. Por exemplo, os períodos de formações passaram a ser planejados, respeitando os períodos em que as professoras não estejam em períodos de pesquisas e elaboração de projetos. Atividade coletiva que requer da equipe docente mais tempo nas ACs.

Formação leitora para docentes


Os encontros formativos com CPs, realizados pelas Técnicas Midiã Ferreira e Ilana Gonçalves, apresentam a relevância da formação leitora para a formação dos professores, e ressaltam a importância da seleção de livros para os momentos de leituras com as crianças. 

 



Novas orientações sobre a elaboração dos projetos didáticos:

As orientações do Setor pedagógico da SMED para a elaboração e desenvolvimento dos projetos didáticos. Até 2015, estes projetos eram feitos com base nos Projetos institucionais para cada unidade letiva. Em 2016, as orientações do Setor pedagógico da SMED para a elaboração desses projetos didáticos direciona somente as temáticas cada unidade letiva. Não sendo mais encaminhados os Projetos institucionais como antes. As instituições / unidades escolares da rede municipal de ensino passaram a elaborar seus projetos com base nas temáticas indicadas pelo Setor pedagógico. Ficando do assim distribuídas: I Unidade - Identidade, II Unidade - Meio ambiente, III Unidade – (O tema de pesquisa relacionado ao desfile cívico) e IV Unidade – Diversidade. Todos perpassando pela temática central da jornada pedagógica.


Na Educação Infantil, já havia sido estudado os diversos formatos de projetos didáticos para serem elaborados e desenvolvidos junto com as crianças. As orientações específicas constam nas Diretriz Curricular Municipal de 2012, a qual destaca o desenvolvimento das crianças como foco do planejamento. 

Os referidos documentos orientam que os docentes podem elabora projetos por turma, projetos por faixa etária e até mesmo projeto para todas as turmas com elementos de investigação específicos para cada turma; os estudos, pesquisas e processo de elaboração permitiram que as equipes docentes da Educação Infantil pudessem construir os projetos de forma coletiva, dividindo assim, as etapas de planejamento, otimizando o tempo de planejamento na agenda docente.

Acesse nos links abaixo, alguns projetos:

Identidade e autonomia com brincantigas e histórias

Registros das vivências durante o projeto Identidade

Valores, diversão e descobertas com os jogos olímpicos

Registros das vivências durante o projeto Valores


Indicadores para atualização dos instrumentos de avaliação: Diário de Classe, Fichas e Relatórios pedagógicos

Durante as reuniões de estudos junto com as Técnicas da Educação Infantil, grupo de CPs aponta solicitações dos docentes para mudanças no diário de classe. Assim as técnicas elaboraram documento solicitando do Setor pedagógico a autorização para as necessárias alterações. Enquanto isso durante os estudos pontuaram os indicadores do que seria necessário modificar.  Redução dos itens nas fichas de indicadores e retirada da escrita dos Relatórios pedagógicos do diário, para configuração digitada, para deixar cópia na pasta do aluno.



Este ano marcou a Educação Infantil com experiências valiosíssima!
As mudanças ocorridas trouxeram para a nossa história, novos elementos para continuar o enredo. Aprendizagens e práticas são ações inseparáveis!


Abraços iluninados!

●´∀`)ノClaudinéia e Ana Claudia ●´∀`)ノ





quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Em 2015... Um ano de inaugurações para a Educação Infantil e estudo do plano de carreira!!!

 

Inauguração dos três CEMEIs

A tão esperada ação da SMED para a entrega à Educação Infantil dos três CEMEIs. Finalmente as inaugurações ocorreram. Novos espaços e novas experiências para serem vivenciadas pelas equipes e pelas crianças. Ano em que as técnicas Deise e Midiã assumiram a pasta da Educação Infantil.





Formações para professores

Encontro formativo com professoras da Ed. Infantil – Tarja Branca e a relação do brincar e currículo para crianças de 0 a 3 anos.


 Estudos para a reorganização da carga horária dos professores

Foi iniciada a reserva técnica / Carga horária de Atividade complementar (AC). Um desafio para a agenda do Coordenador pedagógico e possibilidades para a agenda docente. Em 2015 ocorreu o desenho inicial da AC com 4h para professores. Assim surgiram as nomenclaturas professores regentes 1 e professores regentes 2, este últimos assumem as turmas quando o regente 1 está em horário de AC. Esta organização impactou nas ações da Educação Infantil, e nas demais etapas de ensino, especialmente nas práticas docentes. Ampliando os conceitos e práticas durante as reuniões de ACs. Algo que as professoras de Educação Infantil necessitavam muito. Devido o planejamento e a elaboração de todas a minucias para o atendimento durante as aulas / Experiências e descobertas com as turmas, expandiu-se o uso do tempo para as demais atividades das atribuições docentes, quanto aos registros e organização do trabalho pedagógico. 


Orientações didático metodológicas em rede

As orientações do Setor pedagógico da SMED para a elaboração e desenvolvimento dos projetos didático metodológico eram feita com base nos Projetos institucionais: I Unidade: Itaberaba, meu lugar de brincar; II Unidade: Chuá, chuá, chuá... Água de beber...; III Unidade: Evolução da Educação e IV Unidade: Diversidade e musicalidade. A partir destes projetos institucionais, as equipes pedagógica poderiam reelaborar seus projetos alinhando à estes, os recortes de pesquisas e estudos conforme as curiosidades e necessidades das turmas.


Projeto Institucional - Itaberaba: Meu lugar de brincar 
Projeto didático -  Minha Identidade e cultura brincante






Projeto Institucional - Chuá, chuá, chuá... água de beber...
Projeto didático - De gotinha em gotinha descobrindo como preservar a água!







Projeto Institucional Evolução da Educação
Projeto didático - Viajando nas descobertas dos tempos das cavernas






Projeto Institucional - Diversidade
Projeto didático - Brincantando com as coloridanças




Seminário de práticas da Educação Infantil

Ocorreu em 2015 o I Seminário de práticas da Educação Infantil, em que as professoras apresentaram ações exitosas desenvolvidas junto às suas turmas. (Infelizmente vou ficar devendo os registros fotográficos).


Estas foram as experiências de 2015!! Simples e muito profundas, que impactaram significativamente as ações e resultados na rede de ensino, especialmente para a organização do trabalho pedagógico.


Grande abraço! E dando continuidade ao registro da história que está nas palmas das mão de cada um de nós! Confiram as próximas postagens sobre Educação Infantil em 2016!