A reserva técnica um direito adquirido!
Carga horária de Atividade
complementar (AC). Um desafio para a agenda do Coordenador pedagógico (CP) e
possibilidades para a agenda docente. Em 2016 ocorreu a ampliação de 4h para 6h
de AC para professores regentes. Com essa configuração de ACs dos regentes 1 e
2, os CPs precisaram redimensionar a logística. O professor regente 2 assume a
turma quando o regente 1 está em horário de AC. Os regentes 2 passam por duas
ou três turmas durante a semana, também têm horário de planejamento. Se em
2015, a reserva técnica de 4h horas na carga horária de atividade complementar impactou as ações da Educação
Infantil, em 2016, com a ampliação de mais duas horas, as práticas docentes
foram novamente reorganizadas. A ampliação do tempo para está em reuniões de
ACs, as professoras de Educação Infantil passaram a organizar suas agendas
docentes. Não só o planejamento e a elaboração dos recursos para usar nas aulas,
passaram a ser organizados em agendas. A organização do trabalho pedagógico
sendo assim visualizada por meio de agenda prévia pode mostrar que há ações
específicas e períodos específicos para a realização. O uso do tempo assim, otimizou todas atividades
das atribuições docentes: Tempo para pesquisar, para elaborar projetos,
desenvolver com a turma (produzir registros, avaliar, tempo para fazer análise
dos registros, escrita de relatórios.
Avaliação da turma e replanejamento. Um ciclo que se repete a cada unidade
letiva.
Essa agenda docente otimizou também a organização da agenda da equipe Técnica de acompanhamento e apoio pedagógico. Por exemplo, os períodos de formações passaram a ser planejados, respeitando os períodos em que as professoras não estejam em períodos de pesquisas e elaboração de projetos. Atividade coletiva que requer da equipe docente mais tempo nas ACs.
Formação leitora para docentesOs encontros formativos com CPs,
realizados pelas Técnicas Midiã Ferreira e Ilana Gonçalves, apresentam a
relevância da formação leitora para a formação dos professores, e ressaltam a
importância da seleção de livros para os momentos de leituras com as crianças.
Novas orientações sobre a elaboração dos projetos didáticos:
As orientações do Setor pedagógico da SMED para a elaboração e desenvolvimento dos projetos didáticos. Até 2015, estes projetos eram feitos com base nos Projetos institucionais para cada unidade letiva. Em 2016, as orientações do Setor pedagógico da SMED para a elaboração desses projetos didáticos direciona somente as temáticas cada unidade letiva. Não sendo mais encaminhados os Projetos institucionais como antes. As instituições / unidades escolares da rede municipal de ensino passaram a elaborar seus projetos com base nas temáticas indicadas pelo Setor pedagógico. Ficando do assim distribuídas: I Unidade - Identidade, II Unidade - Meio ambiente, III Unidade – (O tema de pesquisa relacionado ao desfile cívico) e IV Unidade – Diversidade. Todos perpassando pela temática central da jornada pedagógica.
Os referidos documentos orientam que os docentes podem
elabora projetos por turma, projetos por faixa etária e até mesmo projeto para
todas as turmas com elementos de investigação específicos para cada turma; os
estudos, pesquisas e processo de elaboração permitiram que as equipes docentes
da Educação Infantil pudessem construir os projetos de forma coletiva,
dividindo assim, as etapas de planejamento, otimizando o tempo de planejamento
na agenda docente.
Acesse nos links abaixo, alguns projetos:
Identidade e autonomia com brincantigas e histórias
Registros das vivências durante o projeto Identidade
Valores, diversão e descobertas com os jogos olímpicos
Registros das vivências durante o projeto Valores
Indicadores para atualização dos instrumentos de avaliação: Diário de
Classe, Fichas e Relatórios pedagógicos
Durante as reuniões de estudos junto com as Técnicas da Educação Infantil, grupo de CPs aponta solicitações dos docentes para mudanças no diário de classe. Assim as técnicas elaboraram documento solicitando do Setor pedagógico a autorização para as necessárias alterações. Enquanto isso durante os estudos pontuaram os indicadores do que seria necessário modificar. Redução dos itens nas fichas de indicadores e retirada da escrita dos Relatórios pedagógicos do diário, para configuração digitada, para deixar cópia na pasta do aluno.
Abraços iluninados!
(●´∀`)ノ♡ Claudinéia e Ana Claudia (●´∀`)ノ♡